sexta-feira, 29 de junho de 2007

Objectivos e código de conduta do Fórum ( proposta)


-O objectivo essencial deste fórum é lutar contra processo de destruição do Hospital D.Estefânia como Instituição dedicada a saúde da criança e alienação do seu património cientifico, cultural e territorial que é um bem afectivo nacional e inalienavel.
-A destruição em curso objectiva-se pela diluição por no Centro Hospitalar de Lisboa e depois no hipotético Hospital de todos os Santos.
-O nosso objectivo não visa nenhuma das duas entidades referidas, que acreditamos necessárias, assumindo-se inclusive a justificação de no futuro Hospital de Todos os Santos existir um polo pediatrico com a desde que preservada a devida autonomia. Considera contudo tal deve conjugar-se com a preservação deste espaço hospitar, ligado aos outros por complemetaridades necessárias de gestão de recursos, mas com a identidade própria e dedicado a realidade pediatrica.

-Para conseguir este objectivo propõe :

1- Constituir-se em um espaço aberto de discussão aberto a todas as opiniões de forma conseguir consensos minimos.
2- Divulgar todos os factos e acções que consideremos benéficas ou prejudiciais ao Hospital D.Estefânia.
3- Estimular a participação publica interna e externa reoganização de forma apartidaria , multicultural e de liberdade de profissão de fé religiosa os afectos internos externos , presentes e passados mas ainda presentes enfim de todos que se identificam com o espirito deste hospital.


Sôbre a organização
Este fórum de inciativa e de responsabilidade dos funcionários : Pedro Paulo Mendes, Jorge Castro, Carlos Azevedo esta aberto a novos elementos
2-A entrada ou ( saída) de elementos depende do acordo maioritário de dois terços
3- Os artigos publicados são de exclusiva responsabilidade de quem os assina ou subscreve.
4- Tal implica que a direito a diversidade de opinião dentro deste Forum.

5- Por maioria simples e execepcionalmente poderá ser solicitado ao autor que um artigo por ele subcrito seu seja retirado se fundamentado em que o seu conteúdo prejudica a imagem ou objectivos do fórum.
6- Esta consignado o direito a resposta ou ou pedido de esclarecimento a todos que assim o entenderem.
7- Não é permitida quer nos artigos quer nos comentários a utilização de linguagem ofensiva ou obscena.
8- Trata-se de um espaço que analisa critica ou apoia politicas que digam respeito ao H. D. Estefãnia e a Saúde . Evita personalização das suas criticas e não é um espaço para discussão de querelas partidarias, criticas a governos ou politicos em particular.

9- Aceitamos outrossim apoios de qualquer força partidaria ou instituição religiosa ou não ou de solidariedade entre ajuda etc
10 -A caixa de correio do fórum e para onde todas as opiniões deveram ser enviadas é campanha.pelo.hde@gmail.com

2 comentários:

FORUM HDE disse...

Saudações pela abertura e manutenção deste espaço de opinião e também pelas normas propostas, de modo a evitar os excessos verbais e as tricas estéreis.
O que enferma a Saúde? É decerto a má gestão económica e o laxismo desatento que o correr de muitos ministérios tem alimentado, mas o que assoma agora e preocupa quem está atento e pugna por uma sociedade o menos injusta possivel, é a vaga economicista, neo liberal do lucro pelo lucro, tornando a gestão da saude como um qualquer negócio de venda e compra de tijolos ou de exportação de sapatos, relegando a dignidade da pessoa para um simples objecto na máquina que o sistema desenvolveu para consumir medicamentos e outros serviços rentáveis.
Há uma intenção maquiavélica, diria mesmo maligna de desintegração diabólica que não é apenas assumida pelos administradores da saude, mas que envolve os praticantes da medicina e que não é senão uma vaga "destruans" que faz lembrar -ainda que em menor escala, mas mais subtil e disfarçada pela eficiência económica- as já ocorridas na história recente, de que é paradigma a acividade dos médicos ao serviço da ideologia hitleriana.
Os meios do processo assentam na privatização da saude, da demissão do Estado perante a responsabilidade de prover às necessidades mais emergentes dos cidadãos, e para demonstrar a corrosão que o poder político exerce basta o exemplo das nomeações para cargos de grande responsabilidade quer no Hospital D. Estefânia, quer no Centro Hospitalar de Lisboa, de pessoas que exercem concomitantemente altos cargos de chefia nos recentes hospitais privados, fontes de receita e de enriquecimento dos grandes grupos financeiros. Que moral é esta? Aonde vigora a lei das incompatibilidades?
Estou algo preocupada com o espaço afectivo do Hospital de D. Estefânia, com o legado da história e do que ele representa de desenvolvimento e de marco na saude da mulher e da criança, mas o que mais me inquieta é o pensamento nefasto que gere uma orquestra mais ampla e que se calhar, dou-lhe o benefício da dúvida, o próprio ministro e alguns dos seus sequazes não são mais do que uma alavanca da engrenagem que opera em âmbitos mais latos
Esta postura de privatização afecta outros bens mais abstractos como a educação ou outros mais imediatos como a
água; esta última está a ser uma arma de genocício para populações desfavorecidas em várias regiões do globo.
Aqui e agora, se calhar a hora ainda é dos nefastos, mas uma cumulação energética ir-se-à agregando, organizando e desenvolvendo e os tais nefastos cairão apodrecidos de maleitas e desintegração que os seus próprios intentos maléficos geraram, irão deglutir o ouro fundido que ajuntaram como os colonizadores do Perú!
Entretanto, aqui e agora o povo anónimo está atento, vai despertando e consciencializando as maquinações que o querer fazer apenas engrenagem. Quando emerge após um longo embuste fá-lo de forma violenta, é a lei do retorno tão exacta como os postulados da matemática. Esperemos que o equilibrio seja retomado antes do ponto de ebulição.
Este local é um ponto nobre dessa consciencialização e desse equilibrio. Bem haja quem vier por bem.
Renata

Anónimo disse...

Renata , ouxa-lá houvesse mais "lusitanos" assim. Ès bem vinda ao Fórum.