domingo, 8 de abril de 2012

Corrida D. Estefânia : Texto de divulgação a Imprensa- Participa !






Defensores de um Hospital para as Crianças em Lisboa promovem festa 
no Dia da Mãe com uma Corrida-Marcha de apoio a Liga de Amigos do HDE.

Apadrinhada por Rosa Mota

A Plataforma Cívica em defesa de um Hospital Pediátrico em  Lisboa   e  a Liga dos Amigos do Hospital D.Estefânia promovem,  uma  corrida organizada pela Xistarca,  em Lisboa no dia 6 de maio, a partir das 10 horas.
Rosa Mota é a madrinha oficial da prova , que decorre na Avenida da Índia e Passeio Marítimo de Belém  e que baptizamos com o nome de “ Corrida D. Estefânia”.
Nesta  data , o  primeiro domingo de Maio,  além de  se comemorar  o Dia da Mãe,  e   divulgar  a  causa de  um novo Hospital Pediátrico em Lisboa,  se promoverá  a  recolha de  fundos para suportar as ações de apoio a crianças tratadas no Hospital desenvolvida pela “Liga dos Amigos do Hospital D. Estefânia”; Associação IPSS, que  ajuda a suprir algumas  necessidades materiais para o  tratamento dos nossos  pequenos doentes e   procura  melhorar as condições de   bem estar dos pais e de trabalho para os profissionais

Este   evento  cívico -desportivo  é   o  culminar um longo caminho  de  acções de  sensibilização  levado as a cabo por   profissionais   e membros da sociedade civil  há  três anos em que se   têm alertado  o público e os órgãos de poder  e decisão   do retrocesso   assistencial e civilizacional   que é  a extinção  em curso  do  único Hospital Pediátrico de Lisboa e agregação futuro Hospital  Geral de Todos os Santos em  Chelas em que se prevê apenas  um  Serviço de Pediatria  sem autonomia com   múltiplas  especialidades  áreas técnicas  cujo  atendimento será em comum entre crianças e adultos.
 Estes objectivos foram abraçados  por múltiplas associações , que além de   presentes,  desenvolverão   actividades próprias . Citamos :  Associação Portuguesa de Doenças do Lisosoma, Associação Amigos dos Queimados, Casa do Gil, CrescerSer, Associação de Médicos Internos do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Casa Pia de Lisboa, Associação Nacional de Doentes Artríticos e Reumáticos Infantis, Associação Portuguesa de Pais de Doentes com Hemoglobinopatias e Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.
Os participantes podem inscrever-se escolhendo a marcha de 4 quilómetros ou a corrida de 10 quilómetros, havendo ainda espaço para mais atividades lúdicas e de sensibilização. ( retirar pois não será possível organizar)  Conta-se com a presença dos médicos «Palhaços do Nariz Vermelho» e as crianças poderão levar os seus brinquedos a serem tratados no Hospital da Bonecada, enquanto Miguel Dias e o Grupo de Gaitas e Tambores da Casa Pia de Lisboa se encarregarão da animação.


As inscrições podem ser feitas em www.xistarca.pt


1 comentário:

Anónimo disse...

Não aparece no site da xistarca a refª à corrida para que nos possamos inscrever
Obrigada