domingo, 12 de outubro de 2008

Valeu ( e valerá sempre....) a pena lutar pelo Hospital D. Estefânia

Valeu a pena lutar !

Sim ! Valeu e valerá a pena lutar pelo Património do Hospital D. Estefânia e por um novo Hospital Pediátrico para Lisboa .


Já decorrem quase 15 meses, desde o início de nossa luta contra o processo de desarticulação do Hospital de D. Estefânia! É inacreditável que isto possa acontecer com um hospital cujo valor singular é amplamente reconhecido pela sua dedicação secular aos cuidados médicos da infância além de suas contribuições passadas e actuais no desenvolvimento da pediatria portuguesa. Os resultados positivos de sua actuação na esfera dos cuidados médicos infantis, foram tacitamente ignorados. Ilação óbvia, ao constatarmos que tanto em Coimbra como no Porto, assume-se a necessidade de Hospitais Pediátricos dos quais este foi o precursor!
A táctica para implementação deste acto irracional , ditado por opções conjunturais e eventual especulação imobiliária , foi o da táctica da surpresa e do acto consumado. Dissolveram os órgãos executivos e consultivos , ignorou-se o parecer da Comissão Médica. ( ver Boletim Estefânia nº 1, publicado no Blogue), contrario a diluição do HDE no Centro Hospitalar. Em síntese menosprezaram o corpo profissional do hospital alienando-o de qualquer prerrogativa consultiva ou decisória real.. Figurativamente disseram "Calem-se!" O Hospital Pediátrico autónomo deixou de existir e queremos poucas conversas.

A reacção não se fez esperar....


Sentimos esta (in)evolução como um golpe seco no nosso animo. Mas nossa reacção não se fez esperar. Os sonhos belos são imprescindíveis, pois tem força anímica própria, e o sonho vivo e forte de D. Estefânia, materializado no Hospital Pediátrico , impeliu-nos a acção:
Criou-se um espaço de discussão na Internet ( Blogue de Defesa do Hospital de D. Estefânia, património da mãe e da criança). Neste espaço trouxemos a luz do dia as incongruências do antigo plano funcional previsto para o futuro H.T.S , plano que ignorava as opiniões do corpo clínico do hospital e que agora é publicamente reconhecido como falido e renegado pelas actuais chefias do C.H.
Surgiu na consciência a importância de quebrar o muro de silencio com que rodearam esta medida impopular e fazer chegar informação a população e aos outros órgãos de soberania. Tomou-se então a iniciativa de um abaixo assinado dirigido ao representante máximo da nação português. A divulgação foi limitada a Internet e alcançou 76.000 assinaturas, obra de todo o corpo profissional e amigos do Hospital que assumiram esta tarefa como sua!
Foi editado o Boletim Estefânia ( já está no 4º numero!) onde divulgamos nossas razões e iniciativas.
Procuramos alertar os órgãos de comunicação para esta problemática.
Divulgamos nossa luta por todos os partidos presentes na Assembleia da Republica e demais personalidades influentes.
Podemos dizer que devido nossa actuação conseguimos expressar nossas intervenções em discurso directo na Assembleia Municipal, fomos cordialmente recebidos e ouvidos pela nova Ministra da Saúde e finalmente pelo Presidente da Republica Portuguesa que nos ouviu com simpatia e aconselhou-nos .
. Assim com a entrega do Abaixo Assinado, encerrou-se um ciclo e retrospectivamente concluímos :


Valeu a pena lutar !



Algumas ilações e lições sobre a obrigação do exercício do direito de cidadania e neste caso particular a defesa do superior interesse da criança

Individualmente fomos colocados sobre duas solicitações ambivalentes mas só aparentemente de sinal contrario. Por um lado o limite sobre nossa expressão livre no local de trabalho, pela nossa obrigação institucional como funcionários públicos e por outro lado a obrigatoriedade de expressa-la imposta por nossa consciência e de utiliza-la na luta, denunciando a destruição do Hospital Pediátrico que considerávamos contra o interesse publico.
1- Esta dualidade deve ser assumida com dignidade sem atentar contra nossa consciência:
Respeitando as obrigações institucionais apesar de discordar de orientações somos obrigados a acata-las e implementa-las. Esta atitude passiva nunca deverá será entendida como um acto de capitulação. Decorre da necessidade de o funcionamento dos Serviços públicos estar preservado de situações de crise conjectural.
Assumir este imperativo não significa contudo, que sejamos sujeitos acríticos e subservientes. A nossa responsabilidade profissional , obriga que paralelamente ao cumprimento das orientações deveremos fazer chegar através canais institucionais a nossa opinião alternativa construtiva sobre medidas que nos pareçam lesivas ao interesse da criança ou ao eficaz funcionamento dos Serviços . Em síntese, só existe uma atitude digna: ao cumprir com as orientações que nos pareçam incorrectas não prescindir do direito de opinião fazendo-a chegar pelos canais institucionais. Esta atitude não implica que lutemos para que os antigos órgão de decisão e consultivos pediátricos sejam reactivados. É a ausência destes canais de comunicação e o atraso nas respostas dos novos interlocutores insensíveis a especificidade Pediátrica que condicionam desalento e frustração e a revolta de muitos profissionais. Este impasse devemos procurar superar criativamente. Assim, seguiremos obedecendo mas de cabeça erguida, responsavelmente criticando e não assumindo a menoridade que nos tentaram impor.


- A obrigação do pleno exercício de cidadania e obrigação de defesa do superior interesse da Criança .


Se a obrigação anterior limita parcialmente o direito de expressão, esta ao contrario nos obriga a exerce-la e desenvolve-la.
O nosso dever de cidadãos actuantes participantes de uma comunidade, obriga-nos , pela nossa consciência, condenar , uma acção contraria ao interesse publico e da nação. Devemos corajosamente manifesta-lo e divulga-lo. Devemos fazer chegar nossa critica construtiva aos órgãos de soberania, capazes de inquirir e ouvir os outros executivos, inteirando-os de nossas razões. Só assim não sentiremos a sensação incomoda da sombra interrogadora sobre nossas consciências, das expectativas frustradas em nós, em detrimento das futuras gerações. Sentimos que o abaixo assinado , o Blogue e agora o Boletim tem sido meios eficazes no exercício deste dever de cidadania. Poderia-se fazer uma leitura inversa e atribuir a nossas acções como um desejo de protagonismo caso a intenção seja minimizar os efeitos e consequências da adopção das medidas que tentam nos impor.
Cumpre salientar que ao encetarmos e divulgarmos nossa luta cada um de nós teve igualmente, um papel fundamental independente de nossas relações interpessoais de amizade ou trabalho.


Conclusão

Não nos sujeitamos aos que nos procuraram vencer através do medo ou indecisão.
Assumimos e lutamos para que nossas expectativas a respeito do Hospital Pediátrico de Lisboa: este não só deve continuar a existir mas ainda o queremos mais moderno e melhor! Lutaremos contra a alienação deste património doado a mãe e criança. Enfim procuraremos não nos escudamos na inacção imposta pela preguiça, covardia e outras justificações individuais! Valeu a pena lutar!
A plataforma que iniciou o movimento é plural e aberta a todos que queiram colaborar. Considera-se contudo que foi e será apenas uma parte deste processo e que individualmente ou com outras formas de organização que todos somos livres de criar ou aderir teremos obrigação de procurar levar a bom porto.

O H.D.E esta de parabéns ! Mas...... ainda não baixaremos os braços ! Novas fases , novos caminhos , eventos e participantes.

Sapere Aude ! ( Kant)
Texto de Opinião
Pedro Paulo Mendes

Sem comentários: