terça-feira, 19 de junho de 2007

Porque escolheu-se o dia 20 de Junho de 2007 para lançar publicamente a campanha ?


Há 147 anos, no dia 20 de Junho de 1860 , a Quinta Real da Bem Posta , de propriedade Real foi doada por decreto lei decidido pelas cortes e que permitiria destinar parte do seus terrenos para fundação de um "Hospital destinado ao tratamento das crianças pobres enfermas e que "a circunstância de terem sido bens doados, não podem pela disposição expressa no artigo 2º da citada lei , ter aplicação diversa sem nova autorização do corpo legislativo".
Afirmou-se neste acto solene :
" através deste Hospital , perpetuamos a memória da Rainha D. Estefânia e levando-se a efeito em acto um seu humanitário pensamento"
Foi assim o primeiro Hospital construído de raiz em Portugal . Igualmente pioneiro em Portugal ( e mesmo na Europa) foi o facto de ser inteiramente dedicado a criança.
Chamamos atenção , que quando tal aconteceu, Portugal passava por uma crise social e económica muito grave. E o financiamento da construção do Hospital dependeu em grande parte de doações.
Estabelecemos aqui o paradoxo deste passado, ao nosso presente , em que gastam-se fortunas e bens em obras por vezes não prioritárias e não se questionou publicamente e com indignação merecida a asfixia financeira que justificou a opção de diluição e descaracterização desta entidade, um património nacional.

Sem comentários: