sábado, 17 de julho de 2021

Sim trata-se de um crime que lesa o interesse das nossas crianças e que denunciamos neste blog desde há mais de uma decada!

 

Algumas considerações pessoais sobre a entrevista concedida ao 

Jornal Expresso sobre  os planos de encerramento sobre  único

Hospital  Pediatrico de Lisboa e Zona Sul de Portugal

 

O Dr. Gonçalo Cordeiro Ferreira  em entrevista que deu ao expresso (ver  postagem anterior) denuncia um crime que tem raízes antigas cujo horizonte estende-se há mais de uma década, no governo de José Sócrates. quando o Professor Correia de Campos era o Ministro da Saúde e criou o  Centro Hospitalar de Lisboa Central  e paralelamente iniciou  a organização para o  concurso  PPP  para  construção  do futuro Hospital de Todos os Santos que viria englobar os antigos Hospitais Civis de Lisboa. 

Naquela altura em que os antigos Hospitais Civis ainda dispunham de uma oferta de cerca de 1400 camas,  Os novos senhores do Ministério da Saúde, representantes dos planos  neoliberais para a saúde   propunham a sua substituição pelo novo hospital , construído em regime de  PPP. com uma capacidade prevista de apenas 600 camas! Estranho??? Incompetência? 

Esta disparidade  aparentemente absurda fará sentido se nos recordarmos que o Ministro das Finanças da altura era Manuel Pinho e que nomeou o então ainda gestor do Grupo Mello Engenheiro Pedro Dias Alves para orientar o concurso e escolha os projetos para o novo hospital!  O decisor do concurso publico , foi nomeado em  assumido  em manifesto  conflito de interesses e  representando um  dos grupos privados ...e o mais estranho e grave é esta ilegalidade ocorreu sem  qualquer denuncia publica!!!

 Em síntese , o encerramento a decisão de destruição e o encerramento do Hospital D. Estefânia e dos outros Hospitais  que englobam o Centro Hospitalar de Lisboa Central explica-se pelo  facto de  a atual reforma Hospitalar de Lisboa Central ter desde o seu início e em conivência com os governos  ter ser  conduzida com o  objetivo de servir os interesses de um  grupo económico privado  que estava interessado em esvaziar a oferta hospitalar publica em favor dos Hospitais Privados que vieram posteriormente construir.

A estes estes interesses financeiros se associaram os da especulação imobiliária,  que ávidos de se apropriarem dos espaços físicos daqueles hospitais para construção de condomínios de luxo , num  processo que foi bloqueado graças a   discussão publica levado na AML por iniciativa da Arquiteta Helena Roseta com  apoio de parte significativa dos partidos.

Acrescente-se que a sociedade civil desde o inicio se indignou contra o encerramento da D. Estefânia que a concretizar-se   transformará  Lisboa na única cidade europeia sem um Hospital pediátrico  e fez circular  um abaixo assinado endereçado ao  Presidente da República que reuniu cerca de 80000 assinaturas ( inexplicavelmente sem resultados efetivos, testemunhando  assim que no nosso Pais a   voz da Sociedade Civil pode ser impunemente, desprezada, calada e esquecida.

Este processo de denuncia levado pela Plataforma Civica obrigou aos gestores a reformularem o projeto PPP, aumentando a  oferta  do futuro Hospital para cerca de 800 camas, mas  sem contemplar o espaço para um Hospital Pediátrico  / Centro Materno Infantil , autónomos . Este  ultimo projeto  foi levado a concurso, mas que  por provavelmente por não  interessar ao Grupo Mello, que  não  queria concorrencia publica com os seus novos hospitais   foi anulado , quando do Governo de Passos Coelo   desta vez por outro representante do Grupo Mello,  o  Dr. Luiz Filipe Pereira. 

 Sugerimos aos interessados em conhecer a  cronologia histórica  deste processo  maquiavelico  que   leiam as postagens antigas deste Blog. .

 Finalizando  e exemplificando como   paradigma oposto  e testemunho vivo  de outra cultura    revisitamos o  andamento das obras do  novo Hospital Pediátrico que esta a ser construido em  Dublin. 

Felizmente  no nosso Pais temos ainda   exemplos de onde a  cultura civica  permanece  viva e actuante e  aqui  enaltecemos o  apoio  dos profissionais e populações de Coimbra e do Porto  tem dado aos seus hospitais pediatricos .

Em Dublin ao  contrário do que se passa em Lisboa  aquele projecto    desde o inicio foi discutido e  escrutinado pelos profissionais de saúde   e a sua construção tem crescido a par e passo com as disponibilidades do erário publico, prevendo-se a sua conclusão em 2024....enquanto em Lisboa são grupos económicos e gestores ligados ao negócio da saúde que programam pela calada o  fim  da assistência pediátrica especializada das nossas crianças. 

Nota  :Esta mensagem reflecte   exclusivamente a opinião de Pedro Paulo Machado Alves Mendes


 

 

New National Children's Hospital will not be complete until ...

25/06/2021 — During a tour of the giant complex, National Paediatric Hospital ... Large 2m windows will either face a garden or the hills of Dublin.

https://www.rte.ie/news/ireland/2021/0625/1231390-childrens-hospital/

Sem comentários: