domingo, 22 de outubro de 2017

…em contraponto a este Portugal que ocupa o 1º lugar na Europa em incêndios florestais...a este Portugal em que alguns gestores ostensivamente alheios as opiniões dos profissionais conduzem uma reforma hospitalar subordinada aos interesses das PPP e que culminará com a desativação do único Hospital Pediátrico de Lisboa e que serve a Zona Sul de Portugal .... existe uma outra Europa cujos países são governados por políticos mais previdentes e que não tem duas palavras .. uma antes e outra depois das eleições…… citamos o exemplo recente da Dinamarca.… em cuja capital, Copenhaga vai se construir um novo Hospital Materno-Infantil …em contraponto também citamos Dublin…que também vai construir um novo Hospital Materno Infantil……Citamos Paris que esta a renovar do Necker / Les Enfants Malades, o Hospital Pediátrico mais antigo do Mundo…citamos………etc…..etc….Parecerá demagogico equiparar os incendios florestais com a devastação neoliberal no SNS.....mas não é.... apenas esta camuflada com frases ocas e de circunstância........



New world-class hospital building for children, adolescents, pregnant women and their families
​The Capital Region of Denmark, Rigshospitalet and Ole Kirk's Foundation have joined forces in a partnership to build a first-rate hospital building that sets new standards for the treatment of children, adolescents, pregnant women and their families. The working title of the construction project is: Children's Hospital Copenhagen.


Será que teremos dia o prazer e surpresa de ouvir o dirigente de algum  dos grandes partidos ou que ocupem cargos governativos de secundarem as palavras do 1ª Ministro da Irlanda ou a Presidente da Camara Municipal de Copenhaga que em discurso de apresentação  público anunciaram
  "que com grande orgulho e satisfação anunciavam   a construção de um novo Hospital Pediátrico nas suas capitais. "
Será que Lisboa algum dias terá esta sorte?




Clique  sobre o endereço para  ser reencaminhado ao Site:




 Um novo Hospital Pediátrico de nível internacional vai ser construído em Copenhaga   para crianças, adolescentes, mulheres grávidas e respetivas famílias
 Os poderes Públicos da capital da Dinamarca, a Fundação Rigshospitalet e Ole K irk uniram forças em uma parceria com o objetivo de construir um edifício hospitalar de ultima geração que estabelecerá novos padrões de qualidade no tratamento de crianças, adolescentes, mulheres grávidas assim como no acolhimento das respetivas famílias. Este   projeto de construção foi batizado com o nome de: Children's Hospital Copenhagen.
A construção do novo Hospital tem como missão revolucionar o atendimento das crianças, gestantes e famílias quer durante e após o tratamento. 
A estadia no novo   hospital deixará de trazer a   sensação “de que a vida parou” e a prestação de cuidados sem o devido planeamento corresponderá ao passado.
O design do novo hospital tem como objetivo levar que as crianças e os seus pais tenham os circuitos mais lógicos e curtos possíveis das diversas especialidades e não ao contrario.  O novo hospital tem um design que permitirá que as crianças e famílias durante o internamento estejam próximas usufruindo em conjunto no seu dia a dia de ambientes normais e tão confortáveis ​​quanto possível.
Os poderes públicos da Capital da Dinamarca despenderam para o seu financiamento um valor que   atingiu cerca 1,4 mil milhões de coroas dinamarquesas, valor este   que somado ao doado pela Fundação Ole Kirk perfazem um total 0,6 mil milhões de euros.

Sophie Hæstorp Andersen, Presidente do Conselho Regional da Região da Capital da Dinamarcadescreveu orgulho este projeto   inovador:
-" O objetivo deste projeto é que o novo Hospital para crianças, adolescentes e mulheres grávidas que irá dinamizar a mudança do sistema de saúde dinamarquês em uma direção absolutamente inovadora em que o atendimento ao paciente passará a significar muito mais do que diagnosticar doenças e prescrever medicação.
- Outra vertente do projeto é dar segurança e conforto aos utentes. Todos os membros da família são afetados quando um dos seus membros adoece. Manter a família unida e criar uma vida diária semelhante a vida cotidiana da criança previa a doença hospital é um investimento que trás benefícios grandes benefícios.
 Não tenho palavras para exprimir a minha satisfação   e agradeço os poderes públicos da Capital da Dinamarca que em parceria com a Fundação Ole Kirk, facultaram os meios para crianças, adolescentes e mulheres grávidas venham a dispor de condições exemplares de tratamento aliadas a formação e educação e investigação. "“









Sem comentários: