quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

2008, A CAMPANHA AVANÇA E SE FORTALECE !!!


Já atingimos 50000 assinaturas! A campanha já é divulgada na comunicação social ( Ver abaixo "Noticias da Campanha")
A adesão de todos contra os planos de desarticulação do Hospital D. Estefânia é óbvia.
O nosso objectivo é que cada vez mais pessoas se inteirem e participem da campanha.
Sem o teu apoio tal não seria possível.Ele é importantíssimo!!!
Continua a nos ajudar na divulgação do Abaixo Assinado e do Manifesto.

PROFISSIONAIS, PAIS, AMIGOS DO HOSPITAL,EM 2008 ORGANIZEMO-NOS PARA SALVAR O HOSPITAL D. ESTEFÂNIA !
SALVAR O HOSPITAL DAS CRIANÇAS DE LISBOA É UMA OPERAÇÃO URGENTE!

14 comentários:

Sónia e MI disse...

Assinado!

Anónimo disse...

Bom dia,
quero dar os meus parabéns a quem teve esta iniciativa. É de facto fundamental existir um bom Hospital pediátrico. O Hospital D. Estefânia é isso mesmo e já existe!! Esta feito!! Não o destruam. Já chega de coisas destruídas e já temos de sobra para construir.
E é muito importante tomar uma posição antes do mal estar feito. Não depois...
Mais uma vez, parabénse força.
Diana Roquette Vaz da Silva

MicasMariana disse...

Não fazia ideia que isto se estava a pssar, como é que estas decisões avançam sem que a opinião pública dê por ela?
Sinceramente Srs. Políticos, tenho a impressão que andam a exagerar um 'cadito não?
Apoio totalmente esta campanha e vou divulgá-la.
Mariana Falcato Simões

Anónimo disse...

Gostaria de aqui deixar um episódio que se passou comigo há uns 22, 23 anos e que demonstra bem a falta que nos faz o Hospital Dona Estefânia. Depois de andar de médico em médico e no Hospital de Almada, fui com a minha filha, na altura com sete ou oito anos, ao Hospital Dona Estefânia para ver se descobriam o que se passava com ela que tinha febres altíssimas à três ou quatro dias. Logo que foi atendida por uma médica, por sinal bem jovem, e depois de ouvir a descrição dos sintomas, deitou-a na marquesa e pôs-se logo a examinar todo o corpo da minha filha e em 2 minutos disse-me: a sua filha tem a febre da carraça. Será a experiência de lidar todos os dias com as patologias das crianças? Não sei. O que sei é que ela tinha sido examinada por quatro ou cinco médicos anteriormente e nada descobriram. Factos como estes, dão-nos confiança na instituição e nos seus profissionais.
Um muito obrigado a todos os profissionais deste hospital, que me têm atendido com os meus filhos anos e anos com um profissionalismo exemplar. Um bem haja e que os portugueses consigam impedir o fecho desta instituição que nos orgulha e prestigia.

João Pinto Coelho

António Maria disse...

Ministro bestial ou grande besta?

"If children's hospitals are to be built at all, this is the kind of plan that should be adopted" -- Florence Nightingale, sobre o Hospital D. Estefânia, in "Notes on Hospitals".


Eu não conheço, felizmente, o Hospital de Dona Estefânia. Mas imagino a importância e simbolismo que esta modelar instituição médica e hospitalar terá para centenas de milhar de portugueses. Acabo de receber uma petição online (já com mais de 24 mil assinaturas) contra o previsível encerramento desta unidade especializada de saúde e tratamento, e seguindo-lhe a pista (nomeadamente um dos blogues que vem organizando a resistência cívica à prepotência política em curso) descobri estar na forja o que pode muito bem ser outra decisão tecnicamente incompetente, irresponsável, arrogante e especulativa, do actual governo, no seu afã de diminuir o défice e traficar chorudos negócios com os pedregulhos financeiros que ameaçam levar este país à falência.

texto integral in O António Maria
http://oam.risco.pt/blogger.html

Ana disse...

Gostaria de sugerir que disponibilizem aqui num blog uma imagem-link (aquilo a que chama de button) para que os autores de blogs possam divulgar a campanha, à semelhança do que é feito noutras campanhas.

Anónimo disse...

Com esta politica de encerramentos de hospitais, centros de saúde, urgências, maternidades. quem sai a ganhar são os médicos do privado!
Na zona onde moro, fechou a urgência do hospital e o centro de saude não tem atendimento nocturno nas abriu um hospital privado da Santa casa de misericórdia com atendimento permanente (24 horas por dia/7 dias da semana) onde se paga 25€ a consulta.
Encerrou a maternidade desse mesmo hospital mas a nova unidade particular tem serviço de obstetricia/neonatologia. E o mais caricato é que uma unidade se saúde fica a escassos 300 metros da outra!
Quem ganhou com isto tudo? O privado!
Quem perdeu? O utente que prefere pagar e ser atendido na hora do que ir ao hospital que fica mais longe e que tem um tempo de espera impensável.

Anónimo disse...

Para segurança de todos, o campo de bilhete de identidade devia estar escondido e ser obrigatório. Até porque se o mesmo, a pessoa que assinou não é valida, e ao mostrar esses dados em publico estão a fornecer dados para a criação de BI's falsos.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, as minhas felicitações pela vossa campanha em defesa do Hospital D. Estefânia. De certo modo, estão a defender um conjunto de instalações de grande valor histórico e que foram em muito importantes para o bem-estar e saúde de um vasto conjunto de "pequenos" cidadãos ao longo de décadas. Contudo, se o encerramento do Hospital D. Estefânia se confirmar acho que isso não seria assim uma situação tão dramática como nos estão a levar a crer.

Isto porque apesar de os serviços de pediatria terem de ser deslocados para outros hospitais, nomeadamente o futuro Hospital de Todos os Santos em Chelas, isso não quer dizer que as crianças iriam ter de ficar em espaços contíguos a outros pacientes ou pessoas com enfermidades.

Basta ver o caso do Hospital Santa Maria onde o serviço de pediatria tem o seu próprio espaço específico.

Por isso, apesar de salutar esta campanha acho que existe um enorme exagero em vários aspectos mencionados e que apenas fazem com que as pesoas queiram participar no abaixo assinado quando ainda não existem informações suficientes acerca se este encerramento será ou não prejudicial. Acho que nunca passaria pela cabeça de nenhum político fazer tal acto até porque assim apenas estariam a perder eleitores para as próximas eleições... :)

José Carlos Soares disse...

A minha filha enviou-me o endereço desta petição e já a coloquei no meu Blog bem como foi reenviada através da minha lista de mails. Se for preciso alguma coisa é só pedir.
Abraços
José Carlos Soares

Anónimo disse...

Em primeiro lugar, os meus parabéns pela iniciativa. Já subscrevi! Concordo em absoluto com os termos e a redacção da Petição, mas proponho a seguinte afinação do texto (mera supressão de gralhas e outras questões formais de pormenor):

Excelentíssimo
Senhor Presidente da República Portuguesa,
Professor Aníbal Cavaco Silva.

Excelência,

nós, abaixo assinados:

• Pais e mães das crianças de Portugal;
• Amigos das crianças de todo o Mundo, que há várias gerações o Hospital de Dona Estefânia carinhosamente acolhe;
• E todos os que, com a sua acção, dão continuidade ao trabalho de gerações de funcionários administrativos, técnicos, médicos e enfermeiros, que elegeram como razão principal das suas vidas a dedicação à saúde e ao conforto das crianças que neste hospital confiantemente os procuram;

Vimos por meio deste Abaixo-assinado solicitar a V. Ex.ª que, como representante supremo da Nação Portuguesa, se digne diligenciar no sentido de salvaguardar uma das suas conquistas mais belas, progressivas e de elevado cunho moral e humanitário, que se alcançou em 1877:

- O reconhecimento da especificidade da infância, no que concerne ao direito a um tratamento em ambiente próprio e protegido. Princípio que foi materializado há 130 anos, aquando da construção de um Hospital Infantil na cidade de Lisboa: - O Hospital de Dona Estefânia.

Este hospital foi fruto da concretização de um sonho da Rainha Dona Estefânia:
-Propiciar às crianças portuguesas de então (e também às vindouras) um ambiente apropriado ao seu tratamento de saúde. Até essa época, as crianças em Portugal eram internadas em enfermarias comuns, juntamente com os adultos, não usufruindo por isso das especificidades de ambiente físico e humano, que sabemos tão necessárias à recuperação da sua saúde física, emocional e espiritual. Ficando, para além disso, expostas a uma realidade que muitas vezes actuava como um golpe violento na sua já frágil constituição.

O Hospital de Dona Estefânia foi construído em local privilegiado, dispondo à época de uma concepção arquitectónica arrojada, com recursos provenientes da doação de bens pessoais, numa época de grande penúria da Nação. Tornou-se um exemplo vivo de que não é a pobreza de bens materiais, mas sim a de espírito, que contraria o progresso. Já na altura da sua construção foi considerado um dos melhores do Mundo, tendo elevado o nome de Portugal no cenário mundial de cuidados de Saúde Infantil.

Este Hospital, que se orgulha de ser o berço da Pediatria portuguesa, com cento e trinta anos de existência, esteve sempre à altura dos anseios de quem o sonhou. Desenvolveu-se e tem sido, durante todo este longo tempo, um espaço privilegiado de actuação de insignes mestres da Medicina, alguns deles tendo alcançado renome mundial.

Ampliou também a dimensão da sua vocação com o atendimento à Mãe e à Maternidade. Especializou-se em cada um desses novos campos de atendimento, sempre cônscio da sua mútua complementaridade e de acordo com o princípio segundo o qual “sem mãe saudável, não há criança saudável”.

O Hospital de Dona Estefânia, além da sua actuação social directa evidente, constitui-se também como património nacional (físico e humano) responsável pelo acúmulo e a transmissão de conhecimentos de valor incalculável, na área da Saúde Materno-infantil.

Este Hospital, que surgiu da visão de um espírito nobre e avançado para o seu tempo, foi acolhido no coração do nosso Povo e por ele reconhecido como um património, não alienável, da Mãe e da Criança. A sua identidade, que se funde com a da própria Nação, superiormente representada por Vossa Excelência, está agora a ser ameaçada por uma gradativa diluição funcional no Centro Hospitalar de Lisboa Central e, a seu tempo, no futuro Hospital de Todos-os-Santos, sem qualquer enquadramento numa rede de cuidados de saúde materno–infantil a nível nacional, que urge criar. Havendo ainda indefinição, ou falta de transparência, quanto ao destino a que será votado o actual espaço físico (património nacional) do Hospital de D.ª Estefânia.

Senhor Presidente, trata-se aqui da defesa de um Hospital Moderno.
Moderno no espírito que o criou, há cento e trinta anos, e moderno na sua contemporaneidade de corpo tecnologicamente diferenciado, com múltiplas sub-especilizações, e que não se coaduna com os planos em execução que o pretendem reduzir a um conjunto de serviços integrados num Hospital Geral.

Pelo exposto, nós, abaixo-assinados, reiteramos a Vossa Excelência o pedido para uma urgente intercessão em favor desta causa, de dimensão nacional:

-Salvaguardar e apoiar institucionalmente, de forma incondicional, a manutenção e o desenvolvimento do Hospital de Dona Estefânia!

Desde já somos reconhecidos e gratos por essa sua acção, de alcance social inestimável e histórico.


Mui Respeitosamente,

Os Abaixo-assinados:

Anónimo disse...

mtos parabens pela iniciativagraças ao bom funcionamento deste hospital/maternidade é q o meu filho aqui esta com tantos problemas que tive com a gravidez foi graças a equipa excelente de medicos, informeiros, assistentes, empregados de limpeza entre outros que contribuiram para que o meu internamento corresse da melhor forma, dentro dos possiveis e tb ao nascimento do meu filho que tantas entraves teve. obrigado a toda e equipa por me ter ajudado a ter um filho lindo de cinco anos com uma saude de ferro.

FORUM HDE disse...

Agradecemos os apoios acima!
Assinado:Comissão Pró Associação

cátia micano disse...

ola boa tarde nem imaginam a asneira que estão a faxer ao querem fechar este hospital estejam mas é quietos e não fechem este hospital d estefania é o melhor hospital pediatrico que temos no nosso pais os melhores pediatras estão todos lá ao fecharem este hospital vão mandar as crianças para aonde par os outros hospital aonde não faxem nada só asneiras deixem se estar quietos eu estive internada lá no hospital d estefania muio tempo eu fiz lá varias cirugias ou seja se eu hoje estou andar se eu hoje estou a faxer a mha vida posso agradecer ao hospital d estefania e há toda equi+pa do hospital d estefania que foram magnificos e excelentes e hoje tenho uma filha com a mesma doença que a mha é é lá tratada eu se fosse preciso ia há televisão e dizia não fechem este hospital não deixem este governo que só tem feito asneiras fecharem este hospital vamos nos juntar todos etodos juntos de certeza que não o permitimos que o fechem pensem nisso este é o melhor hospital que temos para os nossos filhos e netos sobrinhos pensem nisso e um muito obrigada ao hospital d estefania por tudo o que fixeram por mim e que estão a faxer pela mha filha.