domingo, 9 de julho de 2017

"OS INTERESSES PRIVADOS EM 1º LUGAR" NO PASSADO DIA 11 JULHO.... REALIZOU-SE A APRESENTAÇÃO AOS GRUPOS ECONOMICOS PRIVADOS INTERESSADOS NA CONSTRUÇÃO EM REGIME DE PARCERIA PUBLICO PRIVADA (PPP) DO FUTURO HOSPITAL DE LISBOA ORIENTAL...


Resultados da procura

.....UM PROCESSO "AS AVESSAS" ...PRIMEIRO SONDAR  OS PRIVADOS... 
QUANTO AO PLANO FUNCIONAL E INFORMAÇÃO AOS PROFISSIONAIS........ ELEMENTO ESSENCIAL RAZÃO DE SER DE UM  PROJECTO QUE PRETENDE REORGANIZAR A OFERTA HOSP
ITALAR DE LISBOA CENTRAL  ... RELEGADOS AO 2º PLANO ...NÃO PODEMOS ACEITAR ......

Seguem-se  fotos da Sessão ( fazer  clique sobre a imagem para amplia-la )



JORNAL EXPRESSO DE 8 DE JULHO DE 2017




FAÇA CLIQUE SÔBRE A IMAGEM PARA AMPLIA-LA.

COMO PREVIAMOS....UM CONCURSO LANÇADO PRESUMIVELMENTE  EM AGOSTO PRÓXIMO ...EM PLENO PERIODO DE FÉRIAS..... NÃO SERÁ  ESTA TÁCTICA EQUIPARÁVEL  AO DOS QUE COM OBJECTIVOS OBSCUROS E COM MÁ CONSCIÊNCIA  QUEREM ESCONDER DA OPINIÃO PUBLICA  OS SEUS ACTOS ?!!! OUXALÁ NOS ENGANEMOS....


FOTOGRAFIAS DA APRESENTAÇÃO E ESCLARECIMENTO   SOBRE AS  LINHAS TÉCNICAS PARA A FUTURA PPP  DO HOSPITAL DE  LISBOA ORIENTAL  APRESENTADAS NA  SESSÃO REALIZADA NO DIA 11 DE JULHO


































Noticia do "Tempo Medicina" 
"Vítor Almeida apresentou versão preliminar do projeto de PPP
A construção do Hospital de Lisboa Oriental será assegurada por uma parceria público-privada (PPP) e terá início em janeiro de 2020, estando prevista a conclusão da obra para dezembro de 2022.
A nova unidade de saúde ficará localizada em Marvila e terá capacidade correspondente a 875 camas e deverá abrir as portas até 2024.

O procedimento envolve a abertura de um concurso público internacional, sem pré-qualificação, que será lançado no início do segundo semestre deste ano, avança ainda o jornal Público.

Estes dados constam da apresentação preliminar do projeto de PPP para a construção do Hospital de Lisboa Oriental, que foi feita nesta terça-feira, no Infarmed, em Lisboa, por Vítor Almeida, ex-presidente do conselho diretivo da Administração-Geral Tributária e ex-Inspetor-geral das Finanças, presidente da equipa que preparou e lançou o projeto do Hospital de Lisboa Oriental.

O projeto terá um prazo contratual da PPP de 30 anos, dos quais três serão dedicados à construção do mesmo.
No concurso público internacional serão apresentadas propostas, das quais serão selecionadas entre duas a três para uma fase de negociação, que decorrerá em maio de 2019, na qual serão apontadas possíveis melhorias a estas.

A nova unidade de saúde ficará localizada em Marvila e terá capacidade correspondente a 875 camas e deverá abrir as portas até 2024 "

O concorrente com a proposta vencedora deverá desenvolver estudos e projetos que integram uma proposta final.

ACTA SUMARIA DA REUNIÃO REALIZADA POR ELEMENTOS DA PLATAFORMA CIVICA:

Estivemos presentes no Infarmed, na tarde de 11 de Julho de 2017 ........
Após  umas breves palavras por Ana  Escoval, Presidente do CA do CHCL , que  salientou a sua alegria por ver finalmente  concretizado o sonho do Hospital Oriental de Lisboa,........ , o Dr. Victor Almeida, (Coordenador de uma Equipa a que pertenciam  Sofia Fernandes, Nuno Venade e Sofia Coutinho, também constituintes  da Mesa) explanou a metodologia que iria ser utilizada para concretizar o tão desejado novo Hospital Oriental de Lisboa, situado a curta distância das estações do Metropolitano  (da  Bela Vista e de Chelas).
Após as duas áreas A e B iniciais, juntou-se depois uma C , graças a boa vontade da CML. A Comissão a que presidiu  não contemplou qualquer  tipo de análise ou discussão relativa à tipologia dos Serviços Clínicos a prestar pelo novo Hospital.................... (?)  A esta Comissão não compete apreciar a utilização clínica do Hospital. A responsabilidade do Projecto é dos Privados e da ARS de Lisboa e Vale do tejo
 Apresentou um Concurso faseado, relativo a uma PPP para um Hospital com 875 camas ( não sabendo se envolveria a totalidade das valências actualmente existentes do CHLC.....  ! ) com 3 anos de construção e 27 de disponibilização.  Durante  os 27 anos, compete ao Estado o pagamento de 30% dos custos . Após os 30 anos passa a pertencer ao Estado
Poderá  ser  co-financiado pelo BEI ou pelo Plano Juncker ,  mas o financiamento é livre.
O equipamento pesado seria da responsabilidade do Estado, que nos últimos 6 meses da construção combinará a sua instalação com a entidade privada responsável.
Terá um estacionamento para 2.945 viaturas, das quais 1450 em parque subterrâneo, mas isso será para compensar os privados do pouco lucro que possam ter com o Hospital !
Dado que  todos os lugares serão pagos ( mesmo para o Pessoal e certamente para os Doentes............ ) o valor dos parqueamentos ficará  à responsabilidade dos Privados  .....  Não se esclareceu se seria da responsabilidade dos  escolhidos para construir ou se poderia ser concurso autónomo  (aliás ilógico, se se procurava “compensar” os construtores com essas verbas  adicionais..... ).
O Hospital seá de excelente de qualidade e humanização e foi afirmado que “a qualidade técnica se sobreporá  ao preço ! Ao Estado competirá pagar 30% dos custos do 4º ao 30º ano do contrato.  A qualidade técnica será avaliada com 13 factores  88 características (mas  não disse quais .... ) Só ´depois será feito o plano funcional............!
A Abertura do Concurso será no inicio do 2º semestre de 2017
Candidaturas até Fevereiro de 2018
Negociações  Maio de 2019
Selecção Julho de 2019
Início da Construção em  Janeiro de 2020
Conclusão do Projecto em Dezembro de 2022
Entregue aos Privados  em Janeiro de 2023
Iniciará funcionamento em Março de 2023   !


Nem  uma palavra sobre o  Projecto existente e o que prevê. Desconhece-se o envolvimento  Clínico,. o que deveria já  ser obviamente  conhecido antes desta Reunião ! Mas foi promessa e prioridade para ao 1º Ministro.




POST SCRIPTUM : ELEMENTOS DA PLATAFORMA CIVICA EM REPRESENTAÇÃO INDIVIDUAL  ESTIVERAM PRESENTES   NESTA SESSÃO PUBLICA E DA QUAL  EM BREVE  SE   VEICULARÁ UMA INFORMAÇÃO RESUMIDA.




... 

Sem comentários: