domingo, 23 de julho de 2017

COMEMORAÇÃO DOS 140 ANOS DO HOSPITAL D. ESTEFÂNIA UMA CERIMONIA QUE DIGNIFICOU A PEDIATRIA PORTUGUESA E QUE MARCARÁ A SUA HISTÓRIA !


"......Queremos realçar a intervenção do Professor  Dr. Gonçalo Cordeiro Ferreira que  discorreu sobre " O passado e o presente dos Hospitais Pediatricos " .
....Para todos os que tem vivido   os 10 últimos anos de incertezas e  angustia sobre o futuro do Hospital Pediátrico de Lisboa,  foi com emoção  que acompanhamos o desenrolar  lógico  do  seu discurso  que inequivocamente e de forma brilhante demonstrou  a necessidade de Lisboa continuar a ter o seu Hospital Pediátrico ....."






O  CORPO CLÍNICO  UNIDO NA  DEFESA  DO HOSPITAL DAS CRIANÇAS  DE LISBOA, COMEMOROU OS 140 ANOS DO HOSPITAL D. ESTEFÂNIA. UMA CERIMONIA QUE FICARÁ NA HISTÓRIA DA PEDIATRIA PORTUGUESA.




A cerimónia de Comemoração dos 140 anos do Hospital D. Estefânia,  que decorreu na Sala de Conferências do Hospital D. Estefânia,  então  batizada "Dra.  Lídia Gama" em homenagem a esta  Ilustre Pediatra  que  contribuiu de forma decisiva  para  organização da formação pós graduada.

Queremos realçar a intervenção do Professor  Dr. Gonçalo Cordeiro Ferreira que  discorreu sobre " O passado e o presente dos Hospitais Pediatricos " .
Para todos os que tem vivido   os 10 últimos anos de incertezas sobre o futuro do Hospital Pediátrico de Lisboa,  foi com    emoção  que acompanhamos o desenrolar  lógico  do  seu discurso  que inequivocamente e de forma brilhante  demonstrou  a necessidade de Lisboa continuar a ter o seu Hospital Pediátrico e  ....por maioria de razão a necessidade de inverter o processo de sua atual descaracterização e assim no  futuro Centro Hospitalar e  em  acordo com o exemplo do mundo civilizado,  ao invés de um redutor  Hospital Generalista  como agora se pretende impor , se projete  um  Centro Hospitalar  que  venha a incorporar   o conceito  moderno  "Centro Materno infantil  autónomo "que no mesmo Campus coexiste compartilhando sinergias com um Hospital de Adultos.
Finalmente  agradecemos   Dr. Teresa Neto e ao Dr. João Estrada , os Centro Iconográfico   e Museológico responsáves  pela organização deste evento que corresponderá  a um marco histórico. 

Finalmente referimos a presença do Conselho de Administração do CHLC que  pode melhor inteirar-se da posição dos Pediatras Portugueses,  já reiteirada por diversos orgãos de soberania,  e por uma abaixo assinado com  80.000 assinaturas.

Em futuras postagens discorreremos sobre o conteúdo das referidas intervenções.






Sem comentários: