domingo, 12 de junho de 2016

UM PROJECTO AO QUAL NOS DEVEMOS ASSOCIAR ! No ultimo 1 de Junho , Dia da Criança , o Hospital D. Estefânia recebeu a promessa do Ministério da Saúde do empenho e atenção para a necessária requalificação dos seus Serviço de Urgência, Cirurgia de de Ambulatóro e da Pedopsiquiatria.


Investir na saúde 

é investir no  desenvolvimento social e económico"
Dr. Paulo Freitas
-Entrevista Revista  OM -32 nº 168


                                
 UM PROJETO QUE DEVEMOS APOIAR !  È URGENTE   DAR MAIS  DIGNIDADE AO ATENDIMENTO NA URGÊNCIA  NO   HOSPITAL PEDIÁTRICO  DE LISBOA  ! 
Se foi incompreensível  o encerramento da Maternidade, ainda  o é  mais   o  abandono à  que  as suas instalações estão     agora votadas.  Aguardamos  assim a  sua  urgente requalificação e  reutilização entre outros fins  para realojar a  Urgência Pediatrica . 





HDE Centro de Referência Oncologia  Pediatrica da Zona Sul.  Um estatuto incompatível  comas condições atuais de atendimento em várias valências.  
  




È de todos conhecido o desinvestimento  à que o   Hospital Pediátrico de Lisboa tem sido votado. As  melhorias  de que tem beneficiado  devem-se grande parte ao  Mecenato,  e mesmo  estas estão neste momento comprometidas devido ao encerramento  do seu Gabinete de Comunicação .  
O  "interessado",  encerramento da Maternidade Magalhães Coutinho ,  reconhecido Centro de Excelência em detrimento da Maternidade Alfredo da Costa, (ao invés da sua articulação num único Centro Materno Infantil de referência para Zona Sul ),  deixou agora  devoluto o Edifício da Maternidade M. Coutinho 
( nota1)
As instalações  da Maternidade , apesar de  encontrarem-se  em optimo estado,  estão agora  votadas  ao abandono  enquanto , no edifício contiguo  , apenas  a  algumas dezenas de metros,    os nossos profissionais,  são obrigados a atender   e a  observar as  crianças   que necessitam  de  tratamento urgente num  espaço indigno do  seu exercício por esta  degradado e desadaptado. 
Atendendo a este  pressuposto irrecusável ,  a Direção Clínica do HDE representada pelo  Dr. Gonçalo Cordeiro Ferreira  e secundado pela Dra. Micaela Serelha e apoiados pelos restantes Coordenadores de  Área   deram a conhecer   ao   Ministério  e Ministro da Saúde, Dr. Adalberto  Campos Fernandes  , Conselho de Administração do CHLC e outras Personalidades   entre as quais salientamos a  do Diretor Geral de Saúde, Dr.  Francisco  George   a importância do projeto do aproveitamento  e requalificação da antiga  Maternidade com vista à   uma  reinstalação condigna dos Serviços  de Urgência, Cirurgia do Ambulatório e Pedopsiquiatria.  

Trata-se de um   projeto estruturante   e que se perspetiva  na concretização da  Rede de Referenciação  Materno Infantil da Zona Sul do Pais,  de que o Hospital H. D. Estefânia continua a ser  uma Instituição   incontornável  e  basilar. . 
Ao invés do inaceitável abandono daquele espaço, à concretização de  um projeto que todos devemos apoiar.....
Para alem  da  presença do Ministro da Saúde, Dr. Adalberto Fernandes   e de muitas outras personalidades salienta-se a de


O Ministro da Saúde Dr. Adalberto Fernandes e a  Administradora do CHLC Dra. Ana Escoval.
O Corpo Clínico fez-se representar apoiando  o projeto. 


Temos como  exemplo a  atitude  das crianças que recebemos . Para alem do presente sombrio vemos  o futuro com cores otimistas .




O Sr. Arquiteto a  informar  o projeto ao Ministro da Saúde e Assistência

Passear pelos corredores D. Estefânia é testemunhar  as benfeitorias do mecenato e por outro lado a omissão  dos organismos governamentais nos últimos anos,


A Carta dos Direitos da Criança Hospitalizada.
Indagamos quais os  gestores já se aperceberam das suas implicações? 



Ao contrário do que se faz  noutros países  e a revelia do legislado internacionalmente  a    " Gestão eficaz"  não deve ser compreendida " como  mistura de crianças com adultos nas Especialidades Transversais ( Imagiologia,  Otorrinolaringologia  de urgência etc...)








Ressalva  a  bem da verdade:
Ouviu-se  falar  do antigo Hospital de Todos os Santos e de risco sísmico que incorrem os antigos hospitais . São assuntos sérios que merecem abordagem fundamentada.  
Não nos esqueçamos  que o atual projeto do futuro " Hospital de  todos os Santos" ( agora de "Lisboa Oriental" )  na sua atual configuração foi provavelmente  concebido com o fim de reduzir a atual oferta Hospitalar  Publica em 1200 camas em favor dos Grupos Financeiros ligados a saúde  e da PPP  que pretendem  . construi-lo . Trata-se de projeto ideologicamente redutor. ( não tivesse o  responsável  pela escolha do seu Plano Funcional , sido  nomeado por Manuel Pinho Ministro das Finanças  e que por sua vez  a agora  diz que  foi para o governo por indicação de Ricardo Salgado/ Grupo BES   em troco  de uma reforma milionária..  Indagamos que  favores dele esperava o   antigo proprietário do H. da  Luz e da PPP do Hospital de Loures ??.!!!!! )
Não esqueçamos ainda  que o Vale de Chelas, o  lugar escolhido para a sua futura  implantação é de risco sísmico elevado ( ver PDM de Lisboa  e  Link de artigo no Blog ) .....exatamente  ao contrário  do que se deu a entender   pois  a  atual localização dos antigos  Hospitais  de Lisboa Central na   Colina na  Santana  se implantam na generalidade  num solo  geologicamente que  é  mais estável,   pois é  constituido   por arenitos consolidados.





Ver artigo no Blog:
A colina de Santana onde se implanta o hospital D. Estefânia corresponde "a lingueta amarela" entre a Av. da Liberdade , a Ocidente e a Av. Almirante Reis localizada a  Oriente,  onde se implanta  a Quinta da Boa Vista  assinalada a vermelho.


http://campanhapelohde.blogspot.pt/2012/01/apenas-indagamos-quais-condicionantes.html






Nota1 -  Quando dizemos  "interessado" o fazemos baseados em factos.  

Na alinea XXI do relatório técnico para a Reforma Hospitalar  lê-se:

. "Reformulação da rede da Área Metropolitana de Lisboa como uma prioridade absoluta, dada a abertura ocorrida do novo Hospital de Cascais, a abertura a breve trecho de uma nova unidade hospitalar em Loures (Janeiro 2012) e de uma nova unidade em Vila Franca de Xira (2013);
Com 3 novos hospitais a servir a região não pode deixar de haver uma correcção da oferta existente. Em consequência é proposta a Integração plena e imediata da Maternidade Alfredo da Costa e do Hospital Curry Cabral no Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC) que procederá à racionalização da sua oferta, dos seus recursos físicos, técnicos e humanos, em consequência da abertura, no futuro próximo, do novo Hospital de Loures"




O Hospital de Loures é um Hospital com gestão clinica privada ( antes BES e agora da China). Neste caso o principio da " Livre Escolha do Cidadão não foi tido em conta " Tratou-se   assim de uma acção puramente mercantilista em favor dos Hospitais privados  e  que não teve em conta o papel especifico daquelas instituições na rede de cuidados materno infantis  diferenciados e que não cabe aos Hospitais  Distritais.
A desarticulação recente das equipas de Medicina do Hospital Curry Cabral, terá haver com os  mesmos   pressupostos .  



"Transparency must be understood as a form of the empowerment of the citizens, allowing them to intervene in political life"

Sem comentários: