quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O Hospital D.Estefânia: " O Fruto de uma Arvore Generosa( civilização) e que pertence a todas crianças do mundo!



Para os que não sabem, antes que fosse elaborada legislação expressa os Hospital D. Estefânia foi um precursor e transformou-se num " Hospital sem Fumo" .
Tal foi fruto do trabalho de uma Comissão que entre outras normas de actuação estabeleceu como filosofia que a campanha só seria vitoriosa se ganhasse raízes e fosse assumida pela maioria dos trabalhadores do Hospital. O fizemos na Assunção consciente que todos compreenderiam do paradoxo inaceitável que era fumar num Hospital Pediátrico.

Esta filosofia levou a que previligiassemos e procurássemos o apoio e integração dos funcionários, que se quisessem juntar a nós.

O desenho acima foi de autoria e cedido para a campanha por de uma Auxiliar de Acção Médica do nosso Hospital.
Alguns o criticaram pela obvia simplicidade da forma.
Nós da "Comissão Hospital Sem Fumo" pelo contrario o assumimos como um dos Símbolos da Campanha , pelo conceito que a sua autora nele quis transmitir :

"O Hospital Pediátrico de Lisboa ( no caso ainda o Hospital de D.Estefânia) é um fruto de uma arvore generosa ( que se chama civilização) e que pertence a todas a crianças do Mundo"



Aqueles que nos leem questionaram com razão;:

"- o que tem haver tal facto com a Campanha actual contra a destruição do Hospital Pediatrico ?!!!


A resposta que nos ocorre, é simples :

Esta campanha , não pertence , a qualquer um nós , ( por mais importante e imprescindivel que seja o seu empenho individual)
Não poderá ser igualmente reivindicado por nenhuma organização cívica, religião , partido ou ideologia politica !
Outrossim todos são bem vindos a nela colaborar individualmente, seja na Plataforma ou por outros meios que entenderem ( somos contra alguns Monopólios...)
Trata-se de acarinhar e fazer vingar uma "Árvore e os seus Frutos" imprecindivel na Assistência Pediatrica especializada de Lisboa .
Assim , a apenas as crianças que desejam um Hospital para si " é que podem assumir , sentido de pertença ou os direitos sobre os almejados frutos desta luta" que esperamos com sucesso
Este foi e é o espirito inicial deste Blog onde se iniciou a campanha contra a destruição do Hospital Pediátrico de Lisboa.!


Comentario enviado a esta Postagem de um (a) apoiante:

"Realmente TODOS temos a ver... O nosso primeiro ministro, SR Engenheiro José Sócrates, até disse, na cerimonia oficial de lançamento da obra do novo Hospital de Vila Franca de Xira, que o governo está muito empenhado na construçao de novos hospitais, e dentre eles mencionou com enfase o Hospital Pediátrico de Coimbra. Fiquei confusa. As crianças de Coimbra são diferentes das outras? Será porque só em Coimbra há o "Portugal dos Pequeninos"? Então e as outras crianças, nomeadamente as da capital do país, não tem direito a ter um hospital adaptado e especializado só para elas? com um ambiente próprio, com gente formada para o efeito, e tudo o que possa ser mais adequado para tratar os seus problemas de saúde?Ou será justo "enfiá-las num "apartamento" dentro de um condominio denominado "novo" Hospital de Todos os Santos? Se è novo, então sigam as mais modernas tendencias de qualidade em saúde, por favor. Toda a gente tem o direito de falar, as crianças são o futuro de "toda a gente". Mais...
O Hospital D.Estefânia: " O Fruto de uma Arvore G... em 30-08-2010"

Sem comentários: