quinta-feira, 19 de agosto de 2010

As Crianças de Portugal agradecem ao "Jornal das Nove" da "SIC" quebrar o bloqueio informativo que legitima a destruição do Hosp. Pediatrico de Lisboa

A pressão sobre os meios de comunicação para não divulgar a luta contra a Destruição do Hospital Pediátrico de Lisboa é óbvia e torna-se inaceitável quando se trata de uma causa de inegável interesse publico!



Há que louvar os meios de comunicação e jornalistas que fogem ao cerco:

A SIC através do Jornal das Nove de Mário Crespo, foge a regra! A sociedade Civil agradece
~






Ontem dia 18 de Agosto , no "Jornal das Nove", pela 2ª vez o Jornalista Mário Crespo entrevistou o Professor Gentil Martins em representação da Plataforma Cívica.
Esta entrevista permitiu a divulgação e esclarecimento da nossa luta contra a extinção do Hospital Pediátrico de Lisboa.
Julgamos que é obrigação de órgãos de informação cumprir o seu papel cívico divulgando os anseios das forças vivas da sociedade e não comportarem-se como meros veículos transmissores das versões oficiais, publicitando-as ou e no presente caso dos grandes grupos económicos pouco interessados e ignorantes na protecção e saúde das nossas crianças. Em fim indagamos com algum exagero se já " não vivemos num pais com regime denominado por alguns como de "ditaduras modernas"
A SIC , neste caso particular fugiu a regra e foi exemplar. (Não nos cabe por desconhecimento generalizar , ou publicitar que a insenção seja a norma da emissora ou dos seus jornalistas)
Agradecemos assim outra vez ao Jornalista Mário Crespo esta segunda oportunidade que nos deu e saudá-lo neste acto pela dignificação o Jornalismo infelizmente muitas vezes opaco e servil aos interesses económicos e do poder.
Agradecemos ao Professor Gentil Martins, pela clareza irrefutável com defendeu as posições da plataforma e por maioria de razão os interesses das nossas crianças!
Oxalá que esta atitude da SIC não continue ser a excepção, mas transforme-se em regra.
Uma sociedade com meios de comunicação condicionados é uma sociedade morta e manipulada, dominada e escravizada ( mesmo que por acaso venha a ter pão, vinho e futebol numa vesão mais civilizada do que em "Roma Antiqua")
No presente caso a actitude dos poderes politico e económico é altamente criticavel pois procuram ocultar por todos os meios, bloqueando a informação e escondendo de que esta a privar Lisboa e a Região Sul do Pais de um equipamento de saúde imprescindivel as suas crianças .Agem assim pois por certo tem (má)consciencia de que se os visados tivessem conhecimento das consequencias do acto, nunca o permitiriam....


Assina : Jornalista Manu e subscreve PPM

1 comentário:

beatriz felix disse...

Parece impossivel que os politicos deste país não se preocupem com o que verdadeiramente interessa na "nossa casa" ou seja, a maneira como tratamos os mais frageis e os doentes, as instalaçoes fisicas e humanas que temos para os receber. A criança nao é um adulto em ponto pequeno, assim como o velho não é uma criança crescida.Temos que ter espaços e tecnicos adequados para cada grupo especifico e temos que ter gente capaz de se informar e ser competente. Claro que isto tambem começa por nós, e realmente ninguem participa nem colabora nestas campanhas, como a da luta pela manutençao de um hospital pediatrico em Lisboa.Fazem-se tantas manifestaçoes... vamos fazer uma bem grande em apoio das nossas crianças e dos nossos profissionais de saúde interessados mesmo na saúde? vamos?