quinta-feira, 16 de julho de 2009

COMO NÃO PODIA DEIXAR DE SER .....MUITOS PEDIATRAS EXERCENDO NOS HOSPITAIS CENTRAIS GENERALISTAS ESTÃO SOLIDARIOS !


---------------------------------------------------------------------


Chegam-nos muitas cartas de apoio.

Algumas consideramos muito importantes, são as dos Pediatras ou Especialistas que como nós estão no activo e dedicam o seu dia a dia as crianças, mas que trabalham não no Hospitais Pediátricos mas sim nos grandes Hospitais Centrais - Universitários ( de que è paradigma do futuro Hospital de Todos os Santos ).
São Profissionais com alta competência e que melhor do que ninguém poderiam defender as teses dos actuais gestores e Ministério herdadas do Dr. Correia de Campos (e que afirma contra todas as evidências que os " Hospitais Pediátricos estão ultrapassados....), mas estes Pediatras ,não só estão em desacordo com as teses dos actuais gestores mas...... apoiam-nos activamente!
Transcreveremos,sequencialmente algumas destas cartas mais importantes.

Inciamos pela se segue pois foi-nos particularmente sensível grata e que queremos partilhar convosco :

Enviada: qui 16-07-2009 10:45
Assunto: FW: Fw: Fw: RELATÓRIO DA ASSEMB.REPUBLICSOBRE O HOSPITAL PEDIÁTRICO DE LISBOA
Subject: Re: Fw: Fw: RELATÓRIO DA ASSEMB.REPUBLIC SOBRE O HOSPITAL PEDIÁTRICO DE LISBOA

Inicio de citação
...."Absolutamente de acordo quanto ao facto de se poder atender BEM crianças num Hospital geral. Há exemplos disso por todo o País e, sejamos justos, principalmente os Pediatras tem feito um esforço enorme e continuado de optimização dos espaços, circuitos e essencialmente da forma de cuidar e filosofia dos serviços.
É igualmente verdade que esses esforços são maioritariamente no sentido da maior autonomia possível, quer técnica quer administrativa. Nos grandes Hospitais (HSM, HSJ e HUC) caminha-se ou concretiza-se a maior independência possível da área pediátrica (e não só da Pediatria) que permite o estatuto universitário e as necessidades de centralização da gestão e coerência da função ensino.
Ao hospital pediátrico, como equipamento diferenciado da rede de cuidados à criança, não cabe tratar todas as crianças mas sim tentar estabelecer padrões de excelência no seu tratamento, nomeadamente das situações que necessitam de maior complexidade de actuações. Nesse sentido, e é assim que se passa em todo o Mundo, para além do ambiente pediátrico próprio, tende a apetrechar-se com as tecnologias, as metodologias e os saberes totalmente dedicados a essa pretensão de excelência.
Esse universo técnico-biológico-social-pedagógico só pode ser conseguido desde que todas as especialidades, competências, técnicos e técnicas, administrativos, etc.., tenham uma cultura comum que seja a cola entre as diferenças e a seiva do próprio Hospital. Face às várias fases e momentos críticos do crescimento/desenvolvimento de uma criança e as intervenções a decidir, dialogar com um ORL ou Oftalmologista que observa diariamente 99% de crianças e 1% de adultos é seguramente diferente de dialogar com outro que observa 99% de adultos e 1% de crianças. É para a 1ª hipótese que queremos que a luta pelo Hospital Pediátrico de Lisboa (diria, pelos Hospitais pediátricos do País) se encaminhe.
Para todos os Colegas e cidadãos em geral que, de forma critica ou em apoio total, se têm envolvido neste movimento que é também discussão da organização dos cuidados hospitalares à criança, só temos a endereçar um MUITO OBRIGADO!"

Fim de citação
.....
(Anonimizamos pois foi-nos enviada a titulo de incentivo pessoal.)




Muitos Pediatras dos Hospitais Centrais expressam o seu apoio a nossa luta.
Não poderia deixar de assim ser pois trata-se de uma luta pela modernidade e excelência no atendimento da criança. A nossa luta não tem nada à ver com a defesa corporativa de interesses ou com afectividades resultantes de experiências subjectivas.
Trata-se apenas de uma luta em defesa da existência padrões de excelência no tratamento da criança !
O actual exemplo do Hospital de São João do Porto, com criação do "Joãozito" é prova incontornável deste reconhecimento.





Senhores Gestores do Centro Hospitalar! Não se curvem aos interesses das parcerias privadas ! Ouçam os profissionais dedicados a criança !

Sem comentários: