quinta-feira, 23 de julho de 2009

Aprender com o que há de exemplar na America ! Texto apócrifo de ficção cientifica do século XVIII.

Texto apócrifo de ficção cientifica enviado para publicação. Como estamos em pré férias e existe pouco material de divulgação, apesar de polemico aquiescemos .
Trata-se de um manuscrito de se afirma dos meados do seculo XVIII, prévio ao terramoto de 1755 (aquele que destruiu o antigo Hospital de Todos os Santos e que se talvez não fosse um edificio monobloco, idêntico o projecto actual e localizado numa zona de risco sismico elevado , muito mais provavelmente teria sobrevivido aos incendios fatais, infelizmente irmãos gemeos cataclismicos, de todos os grandes terramotos.
O autor do texto por certo desconhecia o futuro advento da revolução francesa. ( aquela que reconheceu os direitos de liberdade e cidadania e criou condições civilizacionais que permitiram a construção do primeiro Hospital Pediatrico do mundo e que hoje é um ex libris de Paris e um dos padrões mundias de excelência no tratamento da criança)

















inicio de citação de excerto do texto enviado :



......Afirmar-se que na América os Currículos dos Candidatos para o concurso de preenchimento de vagas ou diferenciação nas carreiras , serão públicos e aferiveis por todos. Aqui esta a América exemplar.
No que diz respeito a discriminação do acesso a saúde consoante o poder económico de um cidadão e beneficio exclusivo das Seguradoras a América já não é um exemplo... Os Americanos assim expressaram-no claramente nas ultimas eleições......
Não seria mal se alguns dos nossos seguidores da América, que se acomodam nos ministérios e partidos não o fossem apenas de forma egoista e interesseira admiradores da mentalidade subjacente a finança especulativa.
Seria mais coerente com os ideais de progresso que dizem partilhar , que não fechassem os olhos ao que América terá de melhor : A objectividade na avaliação dos critérios de mérito e o investimento produtivo, um sentido comunitário e um sistema de justiça eficaz e rápido.
Tal proposição seria a unica que traria progresso ao Pais.

A arregimentação dos quadros do Serviço Publico, pela filiação partidária ou ao grupo económico interessado em partilhar o "bolo" dos nossos impostos deveria ser exemplarmente punida..
Concursos para construções de obras publicas e hospitais e parcerias de exploração em que partes interessadas poderiam estar representadas , devido ao seu alinhamento no passado recente com alguns deles , levariam a investigações minuciosas.. duvidas não resolvidas sobre desvio de fundos e duplas facturações na gestão de fundos publicos não permitiriam que os faltosos fossem até prova da sua possível inocencia nomeados para cargos públicos .
Seria porventura considerada associação criminosa a inversão do onus da culpa. Na America o processo foi rapido e exemplar; 100 anos de prisão e por cá...veremos ......
Invoca-se assim o exemplo da América em interesse próprio, "só para Inglês ver"... Esgrimem-se argumentos propaganticos abstractos de modernidade , para justificar a destruição do Hospital Pediátrico (quando nesta América em que se dizem rever ... eles são florescentes e acarinhados...)
. Em fim a modernidade são palavras, a prática e mentalidades são medievais ....


Sim referimos-nos também a pratica comum dos concursos recentes e antigos com júris constituídos por critérios "desconhecidos" , mas que todos "conhecem " a priori quem serão os seleccionados e inclusive a sua ordem na grelha classificativa (o que retirará a dignidade seleccionados, mesmo que se providos por mérito) .

(......Reservam-se ao outros candidatos o papel de meros figurantes, "bobos da corte", que ainda se querem bem comportados .... )

A dedicação e diferenciação em pediatria ou a outra área conquistada com anos de sacrificio, que só poderia interessar a ciência e criança são alheios a visão burocrática...ou subjectivismos pré estabelecidos apostados em redes de comando servientes mas ignorantes e insensiveis a especificidade pediatrica.

Fim de citação do texto enviado


NOTA DO REDATOR :.
O principio do sucesso é não desistir !







A similitude deste texto com a realidade é mera fantasia ou pura coincidência.....Não nos responsabilizamos por quem enfiar o capuz....Mas aos que enfiarem o "capuz", identificando-se como lesados, invocamos que a sua desistência e em nada ajudará a causa da saúde da criança! Recordem-se que quando iniciamos a luta não imaginariamos que as portas dos orgãos de soberania se abririam !
Existe outra nação que se saberá fazer ouvir!



Assina : Pedro Paulo Mendes ( em representação de " Este o Faria" e Jornalista Manu ) pela autonomia do Hospital Pediatrico"

Sem comentários: