segunda-feira, 9 de julho de 2007

Texto de opinião enviado pelo Professor António Gentil Martins

Caros Amigos:
A primeira coisa a saber ( e penso que todos temos esse indiscutível direito ) é conhecer o que se projecta para o apoio às crianças do Sul do País e nomeadamente em Lisboa, sobretudo no respeitante aos cuidados de saúde, necessariamente diferenciados. Sem esse conhecimento qualquer posição perde grande parte da sua validade.
Defendemos a existência de uma Unidade Hospitalar diferenciada e polivalente, autónoma, preferencialmente Materno-Infantil, e, se possível, integrada no conjunto de uma “Cidade Sanitária”, dando assistência a grávidas, Recém Nascidos, Crianças e Adolescentes ( até aos 18 anos, com definiu a EU… ).
O actual Hospital de D. Estefânia deve, pelo menos, manter-se ligado à Pediatria, e sem se esquecer ( para além do que levou no Século XIX à sua criação), que a sua Capela é monumento nacional registado!
Tendo trabalhado nos HCL desde 1954 e no HDE desde 1960 ( 40 anos ) terei o maior prazer em participar activamente no debate que se torna indispensável, antes que se possam cometer eventuais erros, depois difíceis ou mesmo impossíveis de corrigir.
O Hospital de D. Estefânia deve ser sempre um Centro de Referência, polivalente, para, pelo menos, o sul do País, aproveitando e utilizando correctamente as novas tecnologias da Informação, que não são apenas para o futuro, mas deviam já ser do presente, permitindo inclusivamente uma colaboração activa, Nacional e mesmo Internacional...

António Gentil Martins.
Ex - Director do Departamento de Cirurgia do HDE e Ex - Professor Associado Convidado da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, para a área da Cirurgia Pediátrica.

Caro Professor Dr. António Gentil Martins:

Cumprimentos cordiais,

Agradecemos o envio da sua comunicação para este espaço de discussão. Este agradecimento deriva da plena consciência de que a sua dedicação a este Hospital , a Pediatria em Portugal e grande experiência acumulada, constituem um capital que nos honra e agradecemos querer compartilhar , o que virá em muito valorizar e prestigiar este espaço.

Sem comentários: