domingo, 15 de julho de 2007

O que dizem os Dinamarqueses sobre a pulverização da Pediatria em Hospitais Generalistas....



" Hoje existem 19 departamentos de pediatria na Dinamarca. A maior parte dos departamentos de pediatria estão localizados em edifícios obsoletos. A Centralização em um Hospital Pediátrico possibilita a criação de um ambiente e de um grupo profissional com conhecimento sobre as necessidades da criança, competência quer nas patologias elementares mas igualmente nas altamente complexas e ultra especializadas, com possibilidade de investigação na patologia pediatrica criando condições de transformar-se em um centro de excelência nacional e internacional quer na area de de pesquisa quer na implementação de novas directivas"
andersen@rh.hosp.dk Abril de 2006, PMID16640976

Nós em Portugal ao contrário, contando com o capital acumulado de 130 anos de um Hospital dedicado a pediatria, centro de referência na Zona Sul e ponte necessária para relações e desenvolvimento com todas as culturas de língua portuguesa deixamos que tal capital de valor incalculável seja eventualmente hipotecado e destruído, sem qualquer fundamentação publica ou publicada.
Na comemoração dos 130 Anos deste Hospital digamos sim a sua melhoria, a uma gestão unificada e eficaz de recursos , mas digamos :
Não permitiremos a destruição do Hospital D. Estefânia dedicado a Pediatria !

Sem comentários: