Como temos divulgado , tudo indica que a denominada "Reforma da Rede Hospitalar" e a transferência para privados dos património publico dos antigos Hospitais Civis de Lisboa faz parte de uma teia bem organizada e com interesses diversos que englobam desde as PPP na saúde para construção do futuro Hospital de Todos os Santos que tem com efeito colateral a destruição do Hospital Pediatrico de Lisboa e a transformação em condominios de luxo o espaço fisico, urbano, histórico e artistico dos antigos Hospitais que é de pertença colectiva e da cidade de Lisboa
Contra esta teia neoliberal haverá que enaltecer o papel da Associação Art Outsider de que recebemos a informação e que abaixo transcrevemos e igualmente agradecer
1- o esforço e papel fundamental da Arquitecta Helena Roseta na Assembleia Municipal de Lisboa para evitar que as ilegalidades se se concretizem.
2- o papel negativo de Manuel Salgado, responsável pelo pelouro do urbanismo que tem tentado implementa-los de forma subterrânea.
Associação Art Outsider
Caros Amigos
Tem prosseguido a luta em várias frentes pela salvaguarda e valorização do património do Hospital Miguel Bombarda, o hospital que está em maior e imediato risco na Colina de Santana, em Lisboa, além de ser desprezado por muitos pelo preconceito e discriminação face à psiquiatria e aos doentes com perturbação.
Obteve-se em Julho/Agosto alguma divulgação pelos media.
Em anterior informação, enviámos cópia de artigos no Público e Expresso de 28 de Junho sobre a Petição (com 850 assinaturas de médicos, outros profissionais de saúde e moradores), entregue ao Secretário de Estado da Cultura pela urgente Classificação de vários edifícios do Hospital, proposta por várias entidades e personalidades em Março de 2013, e cujo Parecer dos serviços especializados da própria SEC não só foi favorável, como propôs a classificação de todo o Hospital e da cerca, (dado o seu enorme valor e integridade) mas que, singularmente, não foi tida em consideração pela anterior Diretora-Geral, continuando semelhante situação com o actual Diretor Vassallo e Silva.
E até hoje, passados 15 meses, não foi dada nenhuma resposta por escrito às entidades nacionais e estrangeiras que propuseram a classificação !
Recentemente, o jornal Público noticiou a tomada de posição da Assembleia Municipal de Lisboa no que toca àurgente necessidade de consolidação e restauro do Balneário D. Maria II (classificado em 2010 juntamente com o Pavilhão de Segurança) que enviamos cópia em Anexo. O Fórum Cidadania Lx já havia solicitado em 30 de Abril essas obras e a reposição urgente das proteções laterais no Balneário, com eventual financiamento pelo programa Piparu, em bem fundamentada carta aos presidentes da CML e da Estamo e ao vereador do urbanismo Manuel Salgado, sem resultados visíveis.
Também se envia em Anexo um oportuno artigo da Revista da Ordem dos Médicos de Julho/Agosto (com uma circulação de mais de 20 000 exemplares) sobre a mencionada Petição ao Secretário de Estado da Cultura e sobre a sujidade, as infiltrações e danos que se estão a verificar no edifício principal e outros, devido à ausência de qualquer limpeza e simples reparação de telhados por parte da Estamo, a empresa "proprietária", pertencente ao Ministério das Finanças, que com a colaboração e aval do Serviço de Urbanismo da CML, apresentou os projetos de 2013 para a Colina de Santana, rejeitados por largos milhares de cidadãos em consulta, pela opinião pública e pela Assembleia Municipal.
Também em Anexo enviamos outro artigo do Medi.com, Boletim da Secção Regional do Sul da Ordem dos Médicos, transcrevendo a carta ao Presidente da C M L, Dr. António Costa, solicitando a urgente intervenção da edilidade para que a Estamo proceda às reparações de telhados e de rombos em tetos provocados por infiltrações em vários locais no Hospital, carta subscrita pelos presidentes da Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, Sociedade Portuguesa de Neurologia, Sociedade Portuguesa de Arte Terapia, Associação Portuguesa de Arte Outsider, Forum Cidadania Lx, e pelo Padre Visitador da Congregação da Missão de S. Vicente de Paulo, e pela Associação para a Valorização da Colina de Santana.
Entretanto, recebemos um ofício da Presidente da Assembleia Municipal, Arq. Helena Roseta, do dia 7 de Agosto, em que dá conta do Relatório da visita em 25 de Junho ao Hospital da Comissão de Acompanhamento para a Colina de Santana que constatou a degradação existente, bem como informa que a Assembleia Municipal enviou ofícios a diversos organismos do Governo e Câmara Municipal de Lisboa, denunciando a situação e solicitando reparações urgentes.
Informamos que apesar do desleixo a que tem estado votado, tem aumentado o número de visitantes (estrangeiros e portugueses) do Museu do Hospital, de Arte Outsider, Psiquiatria, Neurologia e parte do edificado, aberto desde 2004, segundo a recente tendência internacional de combater a discriminação e promover a auto estima, herdeiro de um dos primeiros museus do mundo de arte de doentes, fundado em 1894 pelo Prof. Miguel Bombarda. (sábados das 14 às 18h e quartas das 11 às 13h)
Agradecemos o apoio de todos e apelamos à divulgação destas informações junto de amigos e conhecidos.
Saudações
Comissão para a Salvaguarda do Património