sexta-feira, 30 de maio de 2008

Plano do futuro HTS, uma das possiveis analises e critica aos pressupostos dos que o defendem

Análise dos pressupostos implícitos na concepção do Plano funcional do futuro Hospital de Todos os Santos (HTS) e na desactivação do Hospital de D. Estefânia (HDE).

O princípio utilizado para justificar a implantação do HTS "Fomentar a centralização e partilha de recursos", é um conceito genérico abstracto apropriado a qualquer gestão de meios parcimoniosa e inteligente. Este princípio contudo quando é hiper valorizado e descontextualizado de uma visão de uma carta de serviços hospitalares, pode, como se prevê no HTS, transformar-se num instrumento de retrocesso cientifico e assistencial.
Consideramos que a visão que presidiu a criação do plano do futuro HTS nomeadamente no que diz respeito a prestação de cuidados em Pediatria ser extremamente redutora. O HTS foi constrangido na sua idealização por uma concepção puramente economicista que justifica a centralização de todos os recursos humanos, equipamentos e físicos com vista para alcançar a sua exploração intensiva e não com o intuito mais nobre de aprofundar a excelência na prestação de cuidados que ao contrario implica diferenciação de competências. A opção por este tipo de concepção retira ao cidadão comum um serviço que tem naturalmente tem direito, ao mesmo tempo que implica num favorecimento da parceria privada através de lucros directos ou indirectos.
A aplicação do conceito de centralização de meios humanos , físicos e técnicos justifica-se apenas até o patamar dos hospitais distritais tornando-se acima deste patamar absurda
Os Hospitais Pediátricos surgiram naturalmente com a evolução na diferenciação de cuidados pediátricos especializados e são hoje parte necessária e imprescindível dos equipamentos das grandes centros e capitais que recebem a massa critica assistencial das regiões envolventes. Estes hospitais são imprescindíveis não só ao nível assistencial, mas igualmente como formadores de competências em todas as especialidades que hoje fazem parte da pediatria. O Hospital D. Estefânia exemplifica este papel pois tem sido uma grande escola e é criador de competências medico cirúrgicas em pediatria para o todo o Pais.
Reiteremos que este conceito quando aplicado como filosofia estruturante aos Hospitais Centrais terciários torna-se absurda, pois simplifica ao mínimo denominador comum, a era da pré diferenciação profissional na área da saúde do século XIX.
A perspectiva centralizadora do futuro HTS e suas consequências devastadoras na qualidade da assistência médica infantil estão escandalosamente á manifesto, pois entre as especializações pediátricas previstas, resumem-se as do inicio século passado: apenas a cirúrgica e a médica . Todas as outras criadas e desenvolvidas no hospital H.D.E. ao longo de sua existência estarão diluídas e integradas nos Serviços de adultos.
O projecto HDS aparentemente com capa de moderno é essencialmente ultrapassado e retrógrado, pois se aliena propositadamente do progresso necessário que constitui um Hospital Pediátrico especializado.
O plano funcional do HDS idealizado por gestores insensíveis para a importância e conhecimento da diferenciação em todas as áreas do conhecimento em pediatria, parece ignorar em particular que a qualidade da assistência médica infantil tem um importante papel como criadora de riqueza e motor de progresso pois de si depende o que é mais precioso á nação, o futuro de suas crianças.
Esta visão infelizmente apenas adopta a óptica de obtenção do lucro máximo com a maior economia de meios possível. Concebe os Hospitais apenas como fabricas de tratar doentes. Ignoram o conceito actual de que "Os hospitais devem ser construídos para servir os Cidadãos e não para rentabilizar a sua actividade e dar lucro através da saúde dos cidadãos"
Não é portanto difícil intuir, face a percepção de tais factos, deduzir porque o Sector privado emergente está interessado e activamente aplicado na destruição do sector publico.
Seria útil que estes senhores se apercebessem que sem a excelência no Serviço Publico não pode existir excelência no sector privado. Nos países do 1º mundo a evolução tecnológica decorre da interacção inteligente entre eles estes dois espaços. Os Hospitais Pediátricos investigam e distribuem conhecimento passível de comercialização em várias áreas do saber. A percepção de tais factos levam-nos a concluir que sem a existência de um Serviço Hospitalar Publico, não é viável a formação de competências técnicas, adaptadas ao nosso contexto, para suprirem com qualidade, os quadros técnicos do Serviço Médico no Sector privado.
Os defensores do plano funcional do HTS de forma abstracta, acenam com a super especialização em áreas cirúrgicas especificas e com a implementação de alta tecnologia . Esquecem-se que os Serviços e as respectivas especialidades que justificam estas técnicas fornecendo-lhes substrato e possibilidade de seguimento, foram destruídos ou destituídos de sua autonomia. A capacidade de criação e avanço cientifico, que um Hospital Pediátrico com enfoque diversificado e integrado pode propiciar esvane-se com a destruição de sua autonomia.
Propalam dentro de uma visão economicista, que esquece o doente e demais realidades tratar-se dum Hospital de Ponta, orientado para a cirurgia, ambulatório e a doença aguda, com uma rotação rápida de camas. Preocupam-se exclusivamente com o tempo de internamento (um mal a evitar mas ainda incontornável) pois é este que encarece o orçamento hospitalar. Assim em função custo, os cuidados continuados e a doença crónica não são considerados. Esta atitude implicitamente desfavorece a fracção de nossa população com menor nível cultural ou económico, pois não tem possibilidade de prestarem estes cuidados em suas casas.
Sem serviço publico, não esta garantida em igualdade de condições, a equidade da prestação de Serviço Médico a todas as crianças. Esta condição implica em fracturas sociais que põe em causa a existência da própria comunidade e em ultima instância até o sector privado.
Enfatizamos as acções em que transparecem ser sua política apenas de fundo económico :
•Definem para o HTS uma actuação indiferenciada. Reservam em particular para os Serviços Pediátricos, um espaço de acção amplo, intercomunicável apoiado numa multidisciplinaridade versátil, com isto intentam rentabilizar o espaço, os equipamentos e os funcionários. Desconsideram assim todos os óbices supra-citados.
•Aligeiram este plano redutor no que diz respeito a pediatria com criações de circuitos distintos para os utentes pediátricos mas que são arquitectonicamente irrealizáveis e dão o nome de "ambiente pediátrico" as meias paredes de separação ou biombos.
Infelizmente, não pensam na economia para criar riqueza mas apenas para arrecadar. Não estão realmente preocupados com nossas crianças, o seu objectivo é rentabilização, centralização e a partilha dos recursos humanos e técnicos a qualquer custo com vista a apresentarem números.
Ao destruir de forma activa e planeada o histórico Hospital Pediátrico de Lisboa (HDE), não se apercebem do total da perda em valor social. Na pior conjectura os indícios sejam que talvez apenas pensem em capitalizar estes valores em beneficio próprio.

Assina Pedro Paulo Mendes

Nota editorial >
Este texto reflecte apenas a opinião pessoal do signatário . Relembramos assim que dentro dos pressupostos do Manifesto da Plataforma para defesa do HDE existe espaço para interpretações e opiniões variadas Consideramos importante a sua publicação ainda por o considerarmos passível de gerar polémica e assim esclarecimento.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Entrevista no Jornal "Meia Hora" - A imprensa de Lisboa divulga a nossa campanha !


Como já aconteceu em quase toda a imprensa de prestigio agora o "Meia Hora" jornal da cidade Lisboa publicou uma entrevista dos promotores da" Campanha em defesa do Hospital das crianças de Lisboa" como carinhosamente a população trata o Hospital de D. Estefânia.
Agradecemos o apoio a nossa luta que por maioria de razão também da cidade de Lisboa que não admite que a alienem do seu equipamento histórico.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Ao viajar pelo mundo civilizado se lhe indagarem a causa da destruição um dos H. Pediatricos mais antigos do mundo.. assobie...ou ponha um capuz..

                                                                                     

O que aconteceu ao Hospital Pediatrico de Lisboa !!! 
Eu de Portugal?!!!... deve se ter enganado...Desconheço por completo aquela periferia irredutivel em que segundo dizem o Ministro da Saude parece ter tido a coragem de afirmar que o Hospital D. Estefânia era para acabar! ....



Eis a diferença de como la fora encaram os Hospitais PediatricosAmigos, façam um pesquisa na Google em imagens sobre Childrens Hospitals e indaguem se estas não serão  politicas deliberadas com o fim de  nos envergonhar de sermos portugueses..  Permiteremos que Lisboa perca o seu Hospital Pediatrico?!!!!Eis  apenas alguns exemplos aleatorios  de Hospitais Pediatricos recem construidos no mundo civilizado....Web Imagens Notícias Grupos Calendário Gmail mais ▼ Fotografias Docs Google      Pesquisa Avançada de Imagens  Preferências   Resultados 235 - 252 de cerca de 255.000 para childrens hospitals . (0,08 segundos)        ... Children's Hospital of Orange ...250 x 305 - 25k - jpgwww.uihealthcare.com Children's Hospital Boston Complex320 x 240 - 54kboston.povo.com All university hospitals, children's ...400 x 240 - 42k - jpgwww.jsps.gr.jp ... children in children's hospitals ...468 x 312 - 41k - jpgwww.dailyiowan.com (Courtesy Of Children's Hospital)228 x 339 - 56k - jpgwww.washingtonpost.com ... the children's hospital, ...252 x 385 - 25k - jpgwww.thisoldtoy.com       BC Children's Hospital300 x 225 - 113kwww.radiology.ubc.ca Texas Children's Hospital Announces ...280 x 243 - 17k - jpgwww.texaschildrenshospital.org Children's Hospitals400 x 265 - 29k - jpgwww.mersey-gateway.org Royal Aberdeen Children's Hospital.250 x 383 - 19k - jpgwww.publicartonline.org.uk Blythedale Children's Hospital?333 x 250 - 13k - jpgwww.caretheworld.com ... children's hospitals is evident ...252 x 326 - 7k - jpgwww.karlsberger.com       ETC, etc, etc.........................

Convidamos aos Senhores executores do projecto do HTS reformularem a sua decisão de aniquilarem o unico Hospital Pediatrico da Zona Sul !



Senhores das parcerias !Os julgamos possuidores  ainda de algum senso critico.
Agradecemos que façam um pesquisa na Internet sobre Hospitais Pediatricos. Questionem  a  seguir se a existência de 850,000 referências diz  respeito a algo que esta em vias de extinção ou vivo e pujante.... Obviamente que na WEB e não nas Paginas de Portugal.
Nestas iriam encontrar apenas noticias de três Hospitais Pediatricos permanentemente em dificuldades de sobrevivência ou mesmo em luta contra tentativas de destruição pelos  nossos Ministérios! Web Imagens Notícias Grupos Calendário Gmail mais ▼ Fotografias Docs Google     Pesquisa Avançada  Preferências Pesquisar:  a web  páginas escritas em Português  páginas de Portugal    Web  Resultados 31 - 40 de cerca de 814.000 para childrens hospitals . (0,26 segundos) The Children's Hospital of Philadelphia - About Children's Hospital- [ Traduzir esta página ]Since its start in 1855 as the nation's first hospital devoted exclusively to caring for children, The Children's Hospital of Philadelphia has been the ...www.chop.edu/about_chop/index.shtml - 31k - Em cache - Páginas semelhantes Introducing Virtual Hospital: University of Iowa Hospitals and Clinics- [ Traduzir esta página ]Quality health information has been the hallmark of Virtual Hospital® and Virtual Children's Hospital® since the early 1990s when www.vh.org was among the ...www.uihealthcare.com/vh/ - 10k - Em cache - Páginas semelhantes U-M C.S.

Agradecemos que estendam os seus horizontes para alem da Intersalus e que estranhamente ignora o que se faz de melhor no pais onde parece inspirar o seu projecto .

Alterem os vossos planos para que não se confirmem as suspeitas dos muitos que afirmam que os senhores querem destruir o Hospital Pediatrico Publico não porque sejam contra os Hospitais Pediatricos mas apenas para destruir a concorrência aos Hospitais Pediatricos Privados que as parcerias que representam já tem em carteira e querem sem concorrência.

sábado, 17 de maio de 2008

Mais "emails" de apoio que nos chegaram....

Pedimos desculpas pelo atraso na sua publicação. Aqui estão eles :


Caríssimos amigos,

Sou do Porto. Tenho quatro filhos e sete netos, dos dois aos quinze anos, e nesta altura de desprezo por quem trata bem das crianças e da proliferação de abusadores e maltratantes, tomo para mim todas essas causas.

Desejo-vos todo o sucesso.
Manuela Sousa


Quero agradecer-lhe pessoalmente por ter iniciado esta petição.

Já verificamos que os governos sucessivos fazem o que querem graças à apatia e permissividade dos Portugueses, que esquecem igualmente os danos causados e as promessas quebradas.

Também já tivemos mostras que encaram com desagrado e medo qualquer intervenção dos seus eleitores.

É pena que não exista um pequeno estádio de futebol no hospital, pois então certamente que não se atreviam a tocar-lhe.

Vinha sugerir-lhe que talvez valha a pena comprar uma pequena baliza e colocar à entrada do hospital, à vista de quem entra, com o comentário apropriado. Isto certamente que atrairia as atenções, talvez mesmo da comunicação social.
Caso se resolva fazer algo do género, estarei disposto a colaborar.

Esperemos que este absurdo não seja concretizado.

Um abraço,
Exmos. Srs.

Somos um grupo informal de crianças, jovens, pais, familiares, médicos, enfermeiros, outros profissionais de saúde e amigos que, directa ou indirectamente, convivem com as doenças renais. Nesse sentido, criámos um blog, que pode visitar em http://blogcriancaerim.blogspot.com . Temos como objectivo que este blog cresça e, para tal, contamos com a sua participação e apoio na divulgação.

Vimos por este meio informar que hoje publicámos um post relativo à petição contra o encerramento do Hospital D. Estefânia. Particularmente, sou mãe de um menino que é seguido no HDE e custa-me muito perder todo o acompanhamento de que o meu filho tem beneficiado desde antes mesmo do seu nascimento, pelo que considerei fundamental assinar a vossa petição
Se assim o entenderem, agradecemos um comentário ao post efectuado.

Com os melhores cumprimentos,






Arranjar paredes É MUITO DIFERENTE da necessidade de tecnologia.
1. O HDE tem sido deixado sem as obras necessárias e profundas de conservação e de valorização, por má gestão deliberada dos administradores nomeados pelo Ministério da Saúde.
2. Acresce que o HDE tem sido mal equipado e deixado sem equipamentos novos e sem recursos, não só por falta de financiamento previsto em Orçamento de Estado para o sector mas também devido a má gestão dos vários (des)Governos que conhecemos de há 33 anos para cá.

Quer as obras de conservação quer o equipamento são imensamente necessários. É, designadamente, para isto que eu e os outros contribuintes pagamos impostos.

Abraço a todas e todos.
Nota:
Chegam-nos vários emails com teor idêntico ao do acima publicado. Deste discordamos apenas da cronologia , pois ao invés de há 33 anos, acrescentaria a casa das centenas e ressalvaria a Criação do S.N.S fruto do 25 de Abril e que consistiu um enorme progresso.

quinta-feira, 8 de maio de 2008