sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Alguns elementos relativos à informação solicitada pelo Prof. Dr. António Gentil Martins aos organismos competentes e que são de interesse de todos

O Professor Gentil Martins em artigo publicado neste fórum ( ver histórico ) escreveu:

"Caros Amigos : A primeira coisa a saber ( e penso que todos temos esse indiscutível direito ) é conhecer o que se projecta para o apoio às crianças do Sul do País e nomeadamente em Lisboa, sobretudo no respeitante aos cuidados de saúde, necessariamente diferenciados"

Fazemos eco ao pedido de esclarecimento solicitado pelo Professor António Gentil Martins. Assim divulgamos a entrevista da Dra.Teresa Sustelo no "Tempo Medicina" a qual vem a esclarecer parcialmente os planos em curso relativos ao HDE e o futuro Hospital de Todos os Santos.

Independente de nossa opinião sobre as orientações implícitas nessa entrevista, considera-se que é do interesse de todos divulga-la para que se possam situar-se no panorama actual.

O Site onde esta poderá lida integralmente é :
http://www.tempomedicina.com/Arquiv.aspx?Search=teresa+sustelo
"Tempo Medicina".
No Site Aceitar o titulo " Só não há turbulência se não há mudança"

Agradecemos de antemão a outras informações que venham complementar a essa, colaborando dessa forma com uma melhor perspectivação de nossos caminhos.

Nesta entrevista os conceitos principais relativos ao Hospital D. Estefânia e à pediatria no futuro Hospital de Todos os Santos que no nosso entendimento foram os transmitidos pela Dra. Teresa Sustelo, são os seguintes:

-Que a pediatria não terá um espaço à parte, e que vai ocupar apenas parte do edifício do Hospital;
-Que, contudo, não se misturarão crianças com adultos, apesar de existirem áreas comuns, mas com separação de circuitos e com alguns equipamentos dedicados as crianças;
-Espera que transitem todas as valências e outras que se façam acrescentar pois não faz sentido estar-se a perder conhecimento com esta transfêrencia;
-O H.D.E tem pouco mais do que cem camas e lá terá um lotação semelhante (cerca de cem camas);
-O HDE vai beneficiar em estar num espaço físico conjuntamente com os adultos, pois as crianças poderão utilizar equipamentos de alta tecnologia e que hoje não são rendíveis nos HDE;



Caso considere-se incorrecta ou insuficiente a interpretação acima, agradece-se opinião esclarecedora.
Não transcrevemos a entrevista original, mas sim apenas a interpretamos, pois a mesma esta protegida por direitos de autor.

Assina :

Pedro Paulo Machado Alves Mendes

Sem comentários: