terça-feira, 31 de julho de 2007

RAQUEL: REPRESENTA AS CRIANÇAS DE PORTUGAL




- Raquel 10 anos - Não fechem o melhor Hospital de Portugal
rbala@sapo.pt
Aos que dizem que é preciso fechar este Hospital, com argumentos que antes deveriam ser antes um desafio para modifica-lo (em complementaridade ou não com o do futuro HTS) indaga-se :
Reservam à Raquel ( quem diz a Raquel , diz os meus e vossos filhos e os filhos dos nossos filhos) um espaço melhor do que este? Terão acesso as mesmas valências? Existirá uma escola para as crianças internadas? Como conjugar especialidades de Nefrologia e Neurologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia , Imunoalergologia, Gastroenterologia e outras Valências Pediatricas que implicam cuidados continuados e internamentos repetidos com um Serviço de Pediatria perdido em um Hospital Generalista com tempos de internamento restritos? Na analise orçamental que justificam as novas opções , contabilizou-se o valor incalculável poupado em numero de insuficientes renais, respiratórios e deficientes motores que estes Serviços possibilitam?
Que alternativa dar as crianças sem seguro de saúde como a pequena Jacinta no passado que a única porta que encontrou aberta foi a deste Hospital ? A rentabilidade dos novos espaços privados que julga-se terem o eventual ónus de substituir estes espaços , se comoverá com aquelas que não dando lucro, são contudo o futuro e este não é hipotecável ? Terão a consciência de que uma Medicina privada de qualidade só pode existir em complementaridade com Serviço Publico de Excelência ? Indagamos não só aos cirurgiões que exerceram no novo Hospital, mas igualmente os que exerceram nos privados, se caso sem a actual "rede" de apoio que constitui o serviço publico do Hospital D. Estefânia o que pretendem fazer quando de eventuais complicações cirúrgicas e da necessidade de reeintervenções que não se compadecem com exíguas camas de alta rotatividade e com famílias descapitalizadas..? Existirá uma unidade de queimados dedicada a pediatria ou pretendem um Serviço generalista sem as particularidades necessárias?
Finalmente o paradoxo máximo :- Que Hospital com numero restrito de camas e de alta rotatividade com "Cirurgia avançada e de Ponta" poderá existir sem o apoio e "drenagem" de Serviços e profissionais especializados dedicados as diversas áreas ? :
-Sem um Serviço de Nefro-urologia pediatrica nunca poderá existir uma Cirurgia Urologica Pediatrica de referência e quem diz Urologia- Cirurgia Urológica dirá Neurologia-Neurocirurgia, Gastroenterologia-Transplantes hepáticos, etc..... È um dedução simples e óbvia, mas que parecem ignorar.... mas de que antecipamos os resultados:
Dentro de 20 anos Portugal enviará algumas algumas de suas crianças para Hospitais dedicados a Pediatria nos Estados Unidos, Grã Bretanha, França e ou mais provavelmente na nossa vizinha Espanha, para realizarem cirurgias especializadas nos Hospitais dedicados a Pediatria destes países pois perdeu-se a capacitação tecnica e humana para realiza-lo.
Afirmamos assim claramente que as 70 camas que propõe no futuro HTS è um logro e que na verdade deixará de existir "Cirurgia de Ponta em Pediatria " na Zona Sul (e pelo andar em todo Portugal.......)
Ao contrário de Portugal estes países preservam os seus Hospitais Pediatricos e o seu Património, melhorando o que esta mal ao invés de o justificar para destrui-lo!

Oxalá o email da Raquel tenha ecos. Oxalá estes ecos sejam fortes para vencer inercias. Oxalá cheguem aos ouvidos e tire algum sono daqueles que para alem de poder de decisão tenham também lucidez e capacidade para reequacionarem o futuro.

Sem comentários: