sábado, 28 de dezembro de 2013

Um discurso sobre o qual todos aqueles que se propõe a destruir o Hospital Pediatrico de Lisboa ,neste final de Ano de 2013, deveriam reflectir !


A Plataforma Cívica  de Defesa do Hospital Pediátrico de Lisboa não esta comprometida com nenhum  credo religioso ou ideologia partidária e desta forma qualquer um dos seus membros é livre para divulgar  as opiniões  que  eventualmente expliquem as causas da opção politico económica  que sustenta  o acto anti civilizacional de alguns representantes da  nossa classe politica incorrem ao destrui-lo  Publicamos  estas  duas  alíneas do discurso do novo Papa da Igreja Católica, Francisco,  pois  parecem se ajustar  ao desenrolar dos acontecimentos  e opções no que diz respeito a reorganização da rede hospitalar em Lisboa.   De seguida ainda publicamos a opinião de um membro da associação civica " Tranparência e Integridade "sôbre as PP em Portugal.
EVANGELII GAUDIUM
Papa Francisco
Não à nova idolatria do dinheiro55. Uma das causas desta situação está na relação estabelecida com o dinheiro, porque aceitamos pacificamente o seu domínio sobre nós e as nossas sociedades. A crise financeira que atravessamos faz-nos esquecer que, na sua origem, há uma crise antropológica profunda: a negação da primazia do ser humano. Criamos novos ídolos. A adoração do antigo bezerro de ouro (cf. Ex 32, 1-35) encontrou uma nova e cruel versão no fetichismo do dinheiro e na ditadura de uma economia sem rosto e sem um objetivo verdadeiramente humano. A crise mundial, que investe as finanças e a economia, põe a descoberto os seus próprios desequilíbrios e sobretudo a grave carência de uma orientação antropológica que reduz o ser humano apenas a uma das suas necessidades: o consumo.56. Enquanto os lucros de poucos crescem exponencialmente, os da maioria situam-se cada vez mais longe do bem-estar daquela minoria feliz. Tal desequilíbrio provém de ideologias que defendem a autonomia absoluta dos mercados e a especulação financeira. Por isso, negam o direito de controle dos Estados, encarregados de velar pela tutela do bem comum. Instaura-se uma nova tirania invisível, às vezes virtual, que impõe, de forma unilateral e implacável, as suas leis e as suas regras. Além disso, a dívida e os respectivos juros afastam os países das possibilidades viáveis da sua economia, e os cidadãos do seu real poder de compra. A tudo isto vem juntar-se uma corrupção ramificada e uma evasão fiscal egoísta, que assumiram dimensões mundiais. A ambição do poder e do ter não conhece limites. Neste sistema que tende a fagocitar tudo para aumentar os benefícios, qualquer realidade que seja frágil, como o meio ambiente, fica indefesa face aos interesses do mercado divinizado, transformados em regra absoluta.( sublinhado nosso)

Nota : No no nosso  caso eventualmente  "fagocitar" o unico  Hospital Pediatrico de Lisboa e o Património dos antigos Hospitais de Lisboa.........
Assina e reporta-sea opinião  exclusiva de  Pedro Paulo Mendes



Haverá razões  para julgar  que sendo  estes  mesmos grupos financeiros que estão igualmente  dedicados        " ao negocio da saúde"  actuem de outra  forma?!!!!!




quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Colina de Santana : Um debate publico imprescindível , apesar tardio e que apenas existiu devido a iniciativa cidadã. Participa! Não podemos permitir a descaracterização de Lisboa !

Programa
Debate Temático sobre a Colina de Santana
(S. José, Miguel Bombarda, Capuchos, Desterro, Santa Marta e Santa Joana)

Local: Forum Lisboa (antigo Cinema Roma, Av. Roma, 14P)
Formato: Debate aberto ao público, com 5 sessões, cada uma com 45m a 60m de apresentações pelo painel, 45m a 60m de intervenções do público e 30m de encerramento pela mesa. Todos os debates são moderados por deputados municipais. Haverá dois relatores, também deputados municipais, por sessão, devendo o relatório final ser posteriormente submetido a apreciação da Assembleia Municipal.
1ª Sessão – dia 10 de Dezembro de 2013, 18h00
“O ponto em que nos encontramos”
Apresentação da situação actual e das propostas pendentes

Painel, moderado pela Presidente da AML, Helena Roseta:
·       CML – Vereador Manuel Salgado, pelouro do Urbanismo da CML
·       ESTAMO – Dr. Francisco Cal, Presidente do Conselho de Administração e Arq. Inês Lobo, responsável pela equipa que elaborou o Estudo Urbano da Colina de Santana
·       Autoridade de Saúde – Dr. Luís Cunha Ribeiro, Presidente da ARS-LVT
Relatores: Um relator indicado pelo PSD e outro indicado pelo PAN

2ª Sessão – dia 14 de Janeiro de 2014, 18.00
“Impacto das propostas no acesso da População a cuidados de Saúde”
Moderador: Presidente da Comissão Permanente de Direitos Sociais e Cidadania da AML, Deputado João Magalhães Pereira
Painel e relatores: a definir

3ª Sessão – 21 de Janeiro de 2014, 18.00
“Impacto urbanístico, social e habitacional das propostas”
Moderador: Presidente da Comissão Permanente Ordenamento do Território, Urbanismo, Reabilitação Urbana, Habitação e Desenvolvimento Local, Deputado Vítor Gonçalves
Painel e relatores: a definir

4ª Sessão – 4 de Fevereiro de 2014, 18.00
“Impacto das propostas na memória e identidade histórica da Colina de Santana”
Moderadora: Presidente da Comissão Permanente de Cultura, Educação, Juventude e Desporto, Deputada Simonetta Luz Afonso  
Painel e relatores: a definir

5ª Sessão – 11 de Fevereiro de 2014, 18.00
Conclusões e propostas a submeter à Assembleia Municipal
Moderador: Deputado Rui Paulo Figueiredo (PS)
Painel e relatores: a definir

Por iniciativa da Arquitecta Helena  Roseta  iniciou-se  um debate sobre projectos que dizem respeito a todos os Lisboetas e não apenas aos fundos imobiliários e  PPP ligadas a saúde.








E MAIS UM EXEMPLO   DE  AUSÊNCIA DE PLANO E DE  CONTROLO DE GOVERNOS CAPTURADOS PELOS INTERESSES PRIVADOS

Ministérios das Finanças e da Saúde - Gabinetes da Ministra de Estado e das Finanças e do Ministro da Saúde
Determina a não adjudicação ao Concorrente n.º 2 (SALVEO - Novos Hospitais) do Concurso Público Internacional designado por "Procedimento de contratação com qualificação prévia para a celebração do Contrato de Gestão do Edifício Hospitalar do Hospital de Todos-os-Santos", redenominado Hospital de Lisboa Oriental, e demais efeitos legais e regulamentares daí advenientes





NÃO NOS ESQUEÇAMOS QUE FOI  PELOS MENOS EM PARTE , DEVIDO AOS ESFORÇOS, DA  PLATAFORMA CÍVICA DE DEFESA DO HOSPITAL PEDIÁTRICO DE LISBOA E  DO PATRIMÓNIO DO HOSPITAL D. ESTEFÂNIA"   QUE AQUELE ESPAÇO  NÃO FOI ATÉ AO MOMENTO PRIVATIZADO E DESTINADO A CONDOMÍNIOS DE LUXO.
NÃO NOS ESQUEÇAMOS  QUE DESDE SEMPRE ALERTAMOS PARA EVENTUAIS IRREGULARIDADES E CONFLITOS DE INTERESSES  NO CONCURSO DO HOSPITAL DE TODOS OS SANTOS E QUE AGORA SE CONFIRMAM COM ANULAÇÃO DO ANTERIOR ( QUE CONTUDO AGORA  SE PRESTAM A REEDITAR NO SEGREDO DOS GABINETES E  IGNORANDO MAIS UMA  VEZ A OPINIÃO DOS PROFISSIONAIS)
INDAGAMOS  SE ALGUÉM ALGUMA VEZ   SE  RESPONDERÁ PELOS MILHARES DE EUROS GASTOS  EM UM CONCURSO CORROMPIDO POR ILEGALIDADES ?  
 E  FINALMENTE SE AINDA  PERSISTEM NO SEU  DESPROPÓSITO  DE DESTRUIR O HOSPITAL PEDIÁTRICO DE LISBOA?!!!