segunda-feira, 10 de setembro de 2012

UMA NOTICIA ....QUE NÃO É NOTICIA...mas apenas um desfecho esperado






RADIO RENASCENÇA:


"O Hospital de Todos os Santos, em Lisboa, recebeu a aprovação da “troika”, no âmbito das nas negociações que estão a decorrer com o Governo.

A construção da nova unidade deve ser concretizada em regime de parceria público-privada (PPP), segundo avança o “jornal de Negócios”. As estimativas iniciais apontam para um custo do projecto de seiscentos milhões de euros. 

O jornal adianta que os elementos da “troika” não terão levantado objecções ao retomar do novo hospital que vai substituir os hospitais de São José, Capuchos, Santa Marta, Curry Cabral, Estefânia e Maternidade Alfredo da Costa." 



Comentário:

O facto de a Troika autorizar a construção de futuro Hospital de  Todos os Santos, era  um facto esperado . Esperado não por que a Troika e os governos de  inspiração neo liberal   que a utilizam como guarda chuva,  tenham qualquer preocupação  com a Saúde dos Portugueses. . Dizemos governos pois o anterior através de alguns dos seus Ministros  e o actual quase na totalidade , rientam-se pelos mesmos princípios ideológicos. 

Todo o processo referente aquela futura unidade hospitalar foi desde sempre  influenciado  pelos interesses das Parcerias Publico Privadas.  Indagar de que forma os seus representantes foram nomeados para funções de decisão  e em claro conflito de interesses serem os decisores na escolha  do plano funcional e projecto de arquitectura  do futuro hospital,  nos levaria enventuamente  a percorrer os caminhos de uma teia organizada de interesses e influência entre  que altos representantes  dos partidos do poder e os grupos financeiros e que não nada a haver com a isenção exigivel de um estado de direito.
Segundo consta a  maior parte do valor de custo do futuro Hospital será financiado aos privados " escolhidos para a parceria " com fundos do Banco de Desenvolvimento Europeu a juros próximos do 0% e nós os contribuentes pagaremos  as  eles (parcerias privadas) através dos nossos impostos, como  estipulam os contratos entre os 8 e 10% de juros. ( e o que dizem, mas o contratos são obscuros e secretos)
Um negocio da China...que eles nunca estariam dispostos a perder.
Acresce a alienação do património dos antigos Hospitais Civis de Lisboa  para  a especulação imobiliária a uma empresa fictícia a "Pars Publica" a quem os indevidamente expropriados (nós os contribuintes)   pagamos  alugueis altíssimos, para podermos  usar o que é  (era)nosso. Em fim agiotas insensíveis  tomaram conta do aparelho de estado e ditam  todas as regras e a democracia esta na defensiva. 
Dizem as más (?) línguas que não será desinteressada nem inocente a defesa pelos   gestores neste  e que a sua transição para futuros cargos em entidades privadas é apenas uma questão de tempo. Não o afirmamos mas os antecedentes e as razões para suspeita   neste dominio tem sido infelizmente a regra. Esperemos que esta seja uma excepção.
Por esta  ordem de ideias  e tendo em conta os interesses e pressões  em jogo   o que seria estranho é de que o Hospital de Todos os Santos não viesse a ser construído 
Não nos diz respeito contudo criticar a filosofia neoliberal  ou apropriação do   património  publico e histórico . Consideramos para alem de tudo obvia a necessidade da reorganização da rede Hospitalar de Lisboa 
Denunciamos contudo  a ignorância e insensibilidade que demonstram ao  sobreporem os seus  interesses aos crianças do seu próprio Pais ao assumirem-se  como coo responsáveis pela  destruição do Hospital Pediátrico de Lisboa . Paises onde goverrnam Neoliberais como Inglaterra   e Irlanda defendem e orgulham-se dos seus Hospitais Pediatricos . Tal terá  haver com uma maior grau de  cultura  e senso de equilibrio e inteligência  e  de justiça das suas elites sejam estas de  direita ou de esquerda.
Damos aos gestores  ainda o beneficio da duvida e   haveria ainda tempo,  para  reconsiderarem e alterarem os  actuais seus planos redutores , inspirados numa  filosofia  simplista e agiota  de merceiros de 2ª classe em que pretendem com o  menor custo possivel na construção o lucro maximo nos juros e prestações cobradas ao portugueses com dinheiro que receberam a custo quase de zero.....
O Arquitecto Souto Moura saberia alterar os actuais planos com mestria. 
Finalmente  alertamos que não  será nenhum Hospital Privado, como temos ouvido sussurrar nos corredores,   poderá  ocupar o espaço roubado ao Hospital D. Estefânia.  
Caso contrário resta-nos a consolação que o mundo é feito de mudança e que..... 
e que os Dinossauros....apesar de muito fortes e terem dominado o planeta  ...foram  extintos...  e dizemos que  aos que nos governam   e os imitam ..deixem em paz as nossas crianças...!
Assina: Pedro Paulo Mendes





Nota explicativa sobre BEI:

O Banco Europeu de Investimento (BEI) apoia projectos nos países da UE e investe nos países candidatos e em países parceiros.
O dinheiro que empresta não provém do orçamento da UE, mas sim dos mercados de capitais. O dinheiro é emprestado em condições favoráveis para financiar projectos que contribuam para a realização dos objectivos políticos da UE.
Em 2008, o BEI reuniu quase 60 mil milhões de euros. O BEI não tem fins lucrativos e pratica uma taxa de juro próxima do custo do empréstimo.