sexta-feira, 27 de abril de 2012

" Corrida D. Estefânia" - No dia da Mãe - Por uma Maternidade com qualidade! - Defende a Maternidade Dona Estefânia!





Maternidade Dona Estefânia , um centro de excelência em vias de encerramento.
 A maternidade D. Estefânia  é um  equipamento classificado como de  excelência e o Hospital Pediátrico em que se insere tem acreditação internacional.
A Maternidade esta  integrada com o   Hospital Pediátrico  entre outros através da Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais e  a Cirurgia Pediatrica . Em conjunto constituem  um centro materno infantil  de qualidade que não devem ser desarticulados até que um dia venham a ser  integrados no futuro no Centro Hospitalar de Lisboa Oriental com identidade, espaço edificado em estreita relação com o Hospital Pediatrico com  todas as valências e especialidades que agora os caracterizam e não meros serviços em um Hospital Generalista como pretende a parceria privada no actual projecto do Hospital de Todos os Santos ( ver no Blog critica ao Plano Funcional do HTS)
Indagamos  desta  forma quais  os estudos,  critérios  e fundamentos das opções do seu encerramento ?
È assim imperativo  que  defendamos  uma  "Maternidade com Qualidade".
Inscreve-te ,  participa  e leva a família e os  teus amigos na " Corrida Dona  Estefânia "no Dia da Mãe no próximo domingo dia 6 de Maio

Clica duas vezes na  1º figura da coluna  lado para conheceres os pormenores e te inscreveres.



http://www.xistarca.pt/pt-PT/eventos.aspx?cntx=a122069b-1674-42bc-85ca-dd3697306df5




quarta-feira, 25 de abril de 2012

Corrida D. Estefânia - Um evento a favor da civilização . Este artigo de opinião foi publicado há três anos e permanece actual . No dia de Hoje dia 25 de Abril ao invés de em "Nome da Rosa" o chamaremos em "Nome das crianças portuguesas"


























http://www.xistarca.pt/pt-PT/eventos.aspx?cntx=a122069b-1674-42bc-85ca-dd3697306df5

Inscreve-te  na coluna ao lado!



Ou hoje 25 de Abril, em nome das crianças portuguesas!   





















EM NOME DA ROSA , EM DEFESA DO HOSPITAL PEDIÁTRICO DE LISBOA ”
[Pedro Paulo Machado Alves Mendes, 12-05-2009] | 3 comentários



Nota prévia:  Este texto é o reflexo fiel de conclusões de uma experiência vivencial que se iniciou há três  anos , quando factos obrigaram a levantar os olhos da actividade clínica em procura das causas das sombras que ameaçavam a dignidade do seu exercício. È uma opinião estritamente pessoal e não reflecte ou representa as posições dos outros membros da Plataforma Cívica , para os quais que a deslocalização  a desarticulação do Hospital Pediatrico , alheias a uma carta hospitalar dos cuidados materno infantis , deve-se apenas a  opções conjunturais dos governos ou políticos deste o daquele  grande partido.  O texto foi escrito na anterior legislatura já depois da demissão de Correia de Campos.
 Mudamos de governo , mas tudo indica de que  a dependência e sub serviência a poderes não escrutinados pensamos que se agravou.
 A necessária racionalização e gestão e melhoramento do nosso SNS esta a ser utilizada como  argumento para destrui-lo As  parcerias privadas interessadas em eliminar   aquilo a que chamam a concorrência do sector publico e a lucrar com os seus destroços , dominam  o leme dos acontecimentos . 
 Todas as  informações que  aqui veiculo foram colhidas na NET.  Conclui-se   felizmente assim  de que a circulação de informação ligada a globalização trouxe forças e   ferramentas para combater os seus aspectos nefastos.  
Faço assim  minhas as palavras  um profissional amigo que manifestou a opinião de que a  :Google é hoje  o melhor amigo do Homem..."
E em declaração de interesses informo de nem eu nem a Manu estamos  filiados  em nenhuma força partidária ou organização secreta. 
Assinam: Manu ( a menina que sabia ouvir )e o seu seguidor  e admirador  Pedro Paulo Mendes



“EM NOME DA ROSA , EM DEFESA DO HOSPITAL PEDIÁTRICO DE LISBOA ”

A saúde das nossas mães e crianças é um bem demasiado precioso para o deixarmos à mercê exclusiva da conjuntura e das leis do mercado e lucro.

-“Na resolução dos pequenos acontecimentos talvez encontremos a chave para a solução dos grandes "
Entendemos a destruição do Hospital Pediátrico de Lisboa como um acto contra a civilização, porque é parte das ideias nobres concretizadas que são os jardins que nos resguardam dos activos tóxicos envolventes. São a semente e capital de esperança para outras conjunturas não obscurecidas pela ideologia, que agora subiu ao palco, que acredita que a fé no lucro e interesse pessoal são o motor da alma.
O reconhecimento dos direitos e especificidade psico -social e biológica da infância foi uma conquista da civilização e da humanidade de origem recente com inicio na Revolução Francesa.
Considero “conquistas da civilização “ as que se saldaram na institucionalização pelos poder legislativo e executivo de estádios de consciência colectiva que libertam o homem na sociedade como sujeito agente e ou passivo do aviltamento da dominação por pulsões arcaicas egoístas. 
“Maior “ considera-se esta conquista se o restabelecimento do direito contra o arbítrio injusto teve por objecto seres que pela circunstancia não tenham meios de reivindica-los , no nosso caso, a criança. O correspondente avanço desta conquista nos cuidados de saúde correspondeu aos Hospitais Pediátricos . O primeiro destes Hospitais nasceu em Paris em 1788, “Les Enfants Maladies , Necker“ e é hoje uma referência mundial.
Entre nós este progresso de civilização correspondeu à H. D. Estefânia.
-Não existem conquistas definitivas , nem dentro, nem fora de nós, mas apenas um equilíbrio frágil a gerir com ponderação
A história recente é a prova e lição nenhuma das conquistas que separaram a humanidade da barbárie abjecta é definitiva. Paradoxalmente é dos países ditos desenvolvidos e precursores que surgem os ataques mais graves.
Hoje , nos E.U.A. os Hospitais Pediátricos estão a ser recuperados ou construídos de novo e são o padrão mundial da excelência em cuidados hospitalares terciários infantis.
Nos planos em vigor para o futuro o Hospital de Todos o Santos, em Chelas, não haverá Hospital Pediátrico individualizado.
-Inspiração para a acção : O choque mobilizador . A luta contra um retrocesso centenário, crianças a serem estudadas em espaços comuns com os adultos. 
Se são os espíritos que povoam os lugares, ou se é a sua ideia substanciada na sua obra que intervém na mente não o saberemos.
O facto é que o ideal desinteressado de protecção e tratamento da infância em ambiente próprio naquele hospital histórico transmitiu-nos um apelo irrecusável que se traduz na nossa convicção e empenho conjunto na defesa desta causa
. Nós os profissionais não envolvidos no processo só tomámos consciência das suas implicações posteriormente. No meu caso, foi quando se propôs a possibilidade o atendimento de crianças conjuntamente e em serviços técnicos preparados e ocupados por adultos, o Hospital de São José. Retornava-se 130 anos na história que querem agora apagar à força.
-Os Abaixo assinados tiveram o apoio inequívoco dos portugueses mas ainda sem frutos palpáveis 
Divulgamos dois abaixo-assinados; um abaixo-assinado solicitando intervenção ao Presidente da República com 78.000 assinaturas e o outro recente com 5000 assinaturas agora endereçadas à Assembleia da República que também mobilizou a sociedade civil. É sintomatico que apesar da simpatia a causa  demonstrada pelos endereçados a sua incapacidade ou submissão aos poderes instalados não levou a nenhuma acção institucional.
-Os responsáveis : Serão as parcerias privadas quem de facto governa o pais e todos os outros os nossos eleitos actores secundários ?
No inicio julgava que o processo resultava apenas de uma política gestionária representada por Correia de Campos.
-O Plano funcional do hospital de todos os Santos, um projecto em privado feito à medida dos interesses das parcerias privadas.? 
A possibilidade de consulta do plano funcional foi permitida exclusivamente através de consulta presencial, em horário de trabalho, e no local do Conselho de Administração do Hospital e sujeito a identificação obrigatória. (assumindo-se assim, a sua fragilidade e o medo da critica profissional).
Vários médicos e profissionais, não se intimidaram e apesar dos limites impostos tal como fiz na qualidade de profissional da saúde estudaram-no e criticaram-no (Ver Blog).
Trata-se de um plano para um Hospital Generalista Tecnológico, em que o capítulo da Pediatria consta com apêndice de ultima hora. Na capa a chancela da multinacional  daIntersalus.
Através do motor de pesquisa da Google, verifica-se que o responsável desta multinacional em Portugal é o Dr. Telmo Valido, que no seu currículo se prestigia como membro do Compromisso Portugal e do Grupo de Boston. Outros sim, sabemos que os médicos e pediatras portugueses foram alienados da sua elaboração quando melhor que ninguém saberiam das necessidades hospitalares.
-Coincidências? Mera influência Ideologica? 
Engenheiro Pedro Dias Alves ( membro de Compromisso Portugal) responsável directo máximo pelo Plano e escolha do projeto arquitetônica foi nomeado pelo Ministro da Economia Dr. Manuel Pinho ( Membro do Compromisso Portugal) .
Engenheiro Pedro Dias Alves, antes exerceu gestão pelo grupo Mello Saúde no Amadora Sintra – Fernando da Fonseca.
Foi na gestão daquele grupo do Hospital F.Da.Fonseca, Amadora-Sintra , que o Estado português diz-se lesado em 75,000.000 de Euros por problemas, entre outros de dupla contabilização de actos médicos.
O Estado não foi ressarcido e o grupo Mello em processo com contornos inverteu o ônus da culpa, incluindo os funcionários do Ministério que corajosamente denunciaram a falcatrua como culpados. Este processo subversivo do estado de direito culminou com a demissão da Dra. Manuela Lima. A actual Ministra foi também injustamente argüida
Na Internet (onde recolhi estes elementos) constam várias denuncias escolhi a Dra. Helena Roseta publicada na Visão de 31 /10/2002 , em todos os aspectos exemplar pela clareza ( valerá a pena lê-lo na integra, esta na Google) “..A Administração Regional de Saúde, presidida por Manuela Lima e a quem competia controlar a gestão privada do hospital, demitiu-se em bloco depois de um relatório muito crítico, encomendado pela ministra Manuela Arcanjo e apresentado ao seu sucessor, Correia de Campos. Foi este relatório que deu origem ao trabalho da Inspeção Geral de Finanças. E o absurdo é este: Manuela Lima, além de se ter demitido, foiprocessada pela empresa José Mello Saúde. E agora, tanto quanto se sabe, nem sequer terá apoio oficial do Estado para se defender em tribunal, quando foi em defesa do Estado que se expôs....” 

Uma mancha indelével ainda não ressarcida terá sido lançada sobre o estado de direito. Os acusadores substituem-se agora as vítimas e assumem os cargos de poder e ditam as regras da Pediatria Portuguesa. E dizem eles que não há dinheiro para o Hospital Pediátrico… Nós, os contribuintes lesados dizemos ; dos 75.milhões , 50 milhões já sobejavam para construir o Hospital das crianças de Lisboa.
O novo poder assume-se sem complexos : Os anteriormente acusados sentem-se a vontade e dão as suas razões em publico
O Engenheiro Pedro Dias Alves, a 26 de Fevereiro de 2009 no colóquio da Ordem dos Médicos , “ Tertúlias do Alto” , deu voz alta à defesa do Grupo Mello Saúde no processo acima citado. Manuel Pizarro o contradisse ( oxalá não esteja tudo perdido)
Penso que teria sido mais inteligente da sua parte remeter-se ao silencio visto que até esta data era o responsável por um concurso em que o supracitado grupo será parte interessada.
Diz-se que Engenheiro Pedro Dias Alves demitiu-se , mas ainda em funções excluiu o único projecto da Mota–Engil que contemplaria o Hospital Pediátrico individualizado em Chelas.. Esta empresa impugnou , o concurso .porque se admite injustamente excluída e diz-se pelo seu projecto prever a existência de um edifício Pediátrico em oposição ao edifício Monobloco Tecnológico proposto pelo Engenheiro Pedro Dias Alves e João Weimans.
. Solicito assim que a Comissão de Saúde , a quem entregamos o abaixo assinado analise a providencia da impugnação . È obvio que a nossa citação da empresa Mota- Engil resume-se a estes factos.
-Haverá outras explicações menos plausíveis que o acordo com estes métodos e projecto redutor para a passividade da Ministra e outros funcionários ?
Se verdadeira é estranha a noticia de o Ministério da Saúde permitir que apesar da impugnação o processo de escolha entre as duas candidaturas restantes prossiga?
O elogio público da Ministra Dra. Ana Jorge ao Engenheiro Pedro Dias Alves e o facto de não dar procedimento a impugnação surge incompreensível e indagamo-nos da qualidade “ da força aos argumentos “ dos que realmente parecem governar o país e será um inquietante exemplo das causas do medo que infiltram e corroem a democracia portuguesa.
-Que relação do compromisso Portugal com estes factos, para além do facto do protagonismodos seus membros? Nada sei , Nada afirmo . Como eu façam uma pesquisa ao seu Site e os cargos no aparelho de estado e administração publica .
Em sua representação numa entrevista Carrapatoso afirmou:
Propostas concretas para o País são o que se pretende. Obviamente que "podemos influenciar pessoas que têm ou terão responsabilidade políticas", aquiesceu (www.portalexecutivo.com)
No que diz respeito ao Hospital Pediátrico o texto ali indicado como orientador do programa do compromisso Portugal James Gwartney, THE SIZE AND FUNCTIONS OF GOVERNMENT AND ECONOMIC GROWT é claro: “Goods like food, housing, medical service, and child care fall in to this category. There is no reason to expect that governments will either allocate or provide such goods more efficiently than the market sector…”
Assumem assim friamente e sem qualquer pudor que assistência a criança deve ficar sobre a alçada do lucro e leis do mercado.
Terão todo o direito de pensarem desta ou doutra forma. O problema residirá no facto se ao invés de apenas “influenciarem “ infiltrarem -se no estado e Principais Partidos e Empresas Publicas utilizando-os para sua esfera de utilização privada.

Epilogo

A luta por um Hospital Pediátrico para Lisboa confunde-se com a luta contra um retrocesso civilizacional. A responsabilidade principal estará indirectamente relacionada com os grupos financeiros de ideologia ultraliberal que estarão a subverter em seu proveito as instituições democráticas e organismos ministeriais governando o país à margem da legalidade eleitoral e dos programas dos partidos em quem votamos.
Admito enganar-me na leitura e interpretação dos factos, não excluo coincidências, mas estou convicto das inter relações e não me demito da sua publicação.
Ao agirmos assim, enquanto é tempo talvez ainda modifiquemos o curso dos acontecimentos.
Agradeço o apoio e máxima divulgação: È na compreensão das causas e resolução dos pequenos problemas que encontraremos a ponta do Iceberg e a linha condutora para a solução dos grandes "

Lx. 2009-05-10
Assume e responsabiliza-se pelas afirmações acima proferidas assumindo de forma autocrítica erros de apreciação fundamentados.

Pedro Paulo Machado Alves Mendes
Médico no Hospital de D. Estefânia



CORRIDA D. ESTEFÂNIA ! TEMOS UMA PALAVRA A DIZER ! JUNTA-TE A ESTA CAUSA !






Caros Amigos
Estamos a chegar aos 1000 inscritos na Corrida-Marcha.
Já se inscreveram?  Os preços da inscrição não aumentaram e mantêm-se os iniciais.
Não se atrasem. Vamos a isso!  Clique na figura da corrida do lado superior  direito e terá acesso ao Site da Xistarca!


A Plataforma Civica de defesa do Hospital Pedíatrico em Lisboa

domingo, 22 de abril de 2012

A problematica de MAC é Identica ao do Hospital D. Estefânia e com mesma solução !!

 H. Estefânia e MAC a mesma causa!  Participa na "Corrida D.Estefânia"



A questão da MAC  é, para além de um problema de saúde, um problema de gestão urbana. O problema do Hospital de Dona Estefânia, é exactamente o mesmo. Também este Hospital atingiu um nível de excelência na saúde infantil em Portugal, nada justificando o facto de ser desactivado. Sendo assim óbvio que a construção do Hospital de Todos os Santos constitui, na realidade,  a essência  desta questão.
Considerando que, acima de tudo, não fará nunca sentido, como agora se prefigura, que hospitais com este perfil desapareçam em favor de um hospital generalista; sendo de senso  elementar que em alternativa que se venham a constituir como unidade materno-infantil com edificado e administração autónomas como acontece no restante mundo civilizado.  Assim como nunca fará sentido, no limite, a sua desarticulação antes da implementação de um Centro Hospitalar Central, como o de Todos os Santos, para onde previsivelmente se transferirão  todas as suas actuais competências. 

http://www.ionline.pt/portugal/alfredo-da-costa-profissionais-disponiveis-mudar-hopital-oriental-lisboa#.T5KUjLaQkPQ.email



sábado, 14 de abril de 2012

Corrida D. Estefânia : Apresentamos a mais jovem atleta aderente a esta iniciativa em defesa do Hospital Pediatrico em Lisboa.


Nós vamos a  corrida D. Estefânia !
A Saúde dos nossos filhos é  um assunto que nos diz respeito !






Queremos ganhar o futuro ! Acompanha-nos !  inscreve-te e participa na "  Corrida D. Estefânia " !







INSCREVA-SE ON LINE:  FAÇA CLIQUE SOBRE A LIGAÇÃO:

domingo, 8 de abril de 2012

Corrida D. Estefânia : Texto de divulgação a Imprensa- Participa !






Defensores de um Hospital para as Crianças em Lisboa promovem festa 
no Dia da Mãe com uma Corrida-Marcha de apoio a Liga de Amigos do HDE.

Apadrinhada por Rosa Mota

A Plataforma Cívica em defesa de um Hospital Pediátrico em  Lisboa   e  a Liga dos Amigos do Hospital D.Estefânia promovem,  uma  corrida organizada pela Xistarca,  em Lisboa no dia 6 de maio, a partir das 10 horas.
Rosa Mota é a madrinha oficial da prova , que decorre na Avenida da Índia e Passeio Marítimo de Belém  e que baptizamos com o nome de “ Corrida D. Estefânia”.
Nesta  data , o  primeiro domingo de Maio,  além de  se comemorar  o Dia da Mãe,  e   divulgar  a  causa de  um novo Hospital Pediátrico em Lisboa,  se promoverá  a  recolha de  fundos para suportar as ações de apoio a crianças tratadas no Hospital desenvolvida pela “Liga dos Amigos do Hospital D. Estefânia”; Associação IPSS, que  ajuda a suprir algumas  necessidades materiais para o  tratamento dos nossos  pequenos doentes e   procura  melhorar as condições de   bem estar dos pais e de trabalho para os profissionais

Este   evento  cívico -desportivo  é   o  culminar um longo caminho  de  acções de  sensibilização  levado as a cabo por   profissionais   e membros da sociedade civil  há  três anos em que se   têm alertado  o público e os órgãos de poder  e decisão   do retrocesso   assistencial e civilizacional   que é  a extinção  em curso  do  único Hospital Pediátrico de Lisboa e agregação futuro Hospital  Geral de Todos os Santos em  Chelas em que se prevê apenas  um  Serviço de Pediatria  sem autonomia com   múltiplas  especialidades  áreas técnicas  cujo  atendimento será em comum entre crianças e adultos.
 Estes objectivos foram abraçados  por múltiplas associações , que além de   presentes,  desenvolverão   actividades próprias . Citamos :  Associação Portuguesa de Doenças do Lisosoma, Associação Amigos dos Queimados, Casa do Gil, CrescerSer, Associação de Médicos Internos do Centro Hospitalar de Lisboa Central, Casa Pia de Lisboa, Associação Nacional de Doentes Artríticos e Reumáticos Infantis, Associação Portuguesa de Pais de Doentes com Hemoglobinopatias e Associação Portuguesa de Famílias Numerosas.
Os participantes podem inscrever-se escolhendo a marcha de 4 quilómetros ou a corrida de 10 quilómetros, havendo ainda espaço para mais atividades lúdicas e de sensibilização. ( retirar pois não será possível organizar)  Conta-se com a presença dos médicos «Palhaços do Nariz Vermelho» e as crianças poderão levar os seus brinquedos a serem tratados no Hospital da Bonecada, enquanto Miguel Dias e o Grupo de Gaitas e Tambores da Casa Pia de Lisboa se encarregarão da animação.


As inscrições podem ser feitas em www.xistarca.pt