segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Diálogo e Esclarecimento: essas são as armas de quem esta convicto das suas razões!

Através de fontes variadas, fomos informados que o Conselho de Administração planeia para breve uma secção de esclarecimento alargada a todos os funcionários do Hospital.

Se confirmada essa intenção, felicitamos a abertura ao diálogo, que imaginamos estar relacionada com a recente alteração dos Responsáveis pela Pasta da Saúde...

Para que o envolvimento de todos, nesta secção de esclarecimento, possa acontecer de forma verdadeiramente participativa, propomos a divulgação prévia do Plano Director do Hospital de Todos os Santos;
Isso poderia acontecer via Intranet, ou então através de CD-Rooms (com licença de cópia e divulgação para os interessados) que seriam distribuidos às direcções dos Serviços, com prazos razoáveis para que todos os interessados possam analisar e discutir seu conteúdo.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Vitória: A discussão sôbre os planos da Assistência Hospitalar Materno Infantil é agora de âmbito Público!

LEIA NA REVISTA VISÃO DESTA SEMANA !Antes da criação deste espaço de discussão, a divulgação dos actuais planos para a Saúde Materno-Infantil em Portugal era desconhecida de quase todos.Se existem duvidas, há sempre que esclarecê-las! E as duvidas não são de exclusividade nossa!Partilhamos da opinião de que são as dúvidas que levam ao progresso, e não as certezas.Este artigo da Revista Visão, preenche estes requisitos de suscitar dúvidas e esclarecimentos, pressuposto partilhado pelos criadores e propositores deste Blog e Petição (que já recolheu 74.000 assinaturas) e que acredita na necessidade da existência de Hospitais Pediátricos dedicados.
 Agradecemos a "Revista Visão" , mas se caso fossemos nós a redigi-lo alterariamos o Titulo do Artigo para:"COM O APOIO DE TODOS, CONSEGUIREMOS SALVAR O HOSPITAL D. ESTEFÂNIA!" ASSINA E DIVULGA O ABAIXO ASSINADO AO PRESIDENTE DA REPUBLICA!

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Artigo do Expresso sobre o Hospital D. Estefânia

O "Jornal Expresso" , no seguimento do "Jornal O Público" e "O Metro" , informou  sobre processo em curso no nosso Hospital, que adquiriu visibilidade devido ao sucesso do Abaixo Assinado, em boa hora promovido por nós.
O artigo do " O Expresso" não se baseou em entrevista presencial com elementos do  Movimento em Defesa do HDE, pois não existiu tempo para  o cumprimento dos formalismos legais necessários a isso.
Sobre  referido artigo, este ressalta um facto muito positivo: A simpatia e compreensão Director Clínico dos nossos objectivos, e também que ele apresenta, em muitos aspectos, perpectivas coincidentes com as do nosso movimento que realçamos o facto de Hospital Pediatrico constituir-se em edificio individualizado mas unido por um túnel ao restante Centro Hospitalar.

Também ressaltamos aqui neste post duas coisas que nos mostram o quanto ainda teremos de lutar e caminhar na nossa organização:

-As palavras do Ministro  Correia de Campos à TVI  pouco antes de se demitir : -"O Hospital D. Estefânia é para Fechar"!

-E o fato de que, relativamente ao futuro eventual Hospital de todos os Santos, não esta consignada  em papel a especificidade fisico-administrativa do seu Sector Pediátrico.

Em frente com a Campanha em Defesa do HDE!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

O que disse o actual Presidente da Republica Portuguesa, quando visitou o Hospital D. Estefânia

No dia 10/4/2006, logo nos primeiros dias após a sua eleição, o Prof. Cavaco Silva foi ao HDE para agradecer a forma como os seus netos tinham sido até então aí tratados, mesmo nos períodos em que não ocupava qualquer cargo público ou político, e visitar "um hospital de crianças mostrando exemplos positivos, como o serviço prestado pelo HDE".

De outras frases proferidas registradas na imprensa:

"É uma obrigação colectiva fazermos o que estiver ao nosso alcance para defender as crianças que são o capital mais importante que temos.
Neste, como noutros assuntos, há uma responsabilidade colectiva"


Contamos consigo, Ilmo. Sr. Presidente da Republica Portuguesa, na defesa deste modelo!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Para que não restem dúvidas :" Movimento de Apoio e Defesa do Hospital D. Estefânia", o que pensamos e defendemos:

Alguns órgãos da Comunicação Social, secundando opiniões eventualmente institucionais, informam (acreditando assim desvaloriza-los) de que os objetivos dos proponentes e subscritores da Petição ao Presidente da Republica Portuguesa em Defesa do HDE, se caracterizam por apego sentimental ao passado, representado aqui pelo actual Hospital D. Estefânia (ignorando o inegável valor histórico afectivo que este representa...), posicionando assim a todos nós, como contrários ao progresso e à necessidade de um Novo Hospital. Afirmamos, que assumimos clara e inequivocamente o apego aos valores culturais e históricos e patrimoniais e incitamos todos o portugueses a fazê-lo (ver alguns fundamentos no Blog, e no Artigo do “Cidadania Lx" na coluna de links ao lado). No entanto, afirmamos que o que realmente, e fundamentalmente, nos poderá diferenciar dos que apóiam os planos do antigo e possivelmente dos actuais responsáveis pela saúde, não é o facto de sermos contra a construção de um novo Hospital Pediátrico, mas sim o fato de não aceitarmos, que no futuro Hospital de Todos os Santos, não esteja planeado um Espaço e Ambiente Pediátrico arquitectonicamente diferenciado, e com administração particularizada, mas apenas, um Hospital Generalista com uma adaptação pediátrica, e com áreas partilhadas, com um internamento de rotação rápida essencialmente a doença aguda, e que não comporta o atendimento à doença crônica. Afirmamos ainda que nos revoltamos intimamente com o processo em curso, já de integração em que se prova e se objetiva que espírito do futuro Hospital é de um Hospital Generalista, pois desde já desvalorizam Valências Pediátricas, que passaram a ser dirigidas por Directores de Serviços de Adultos.  O papel de antigos Directores Pediátricos, resume-se a um papel de Coordenação que não esta ainda regulamentado.
.Tememos que os valores e necessidades pediátricas poderão vir a não se compreendidos Directores de Adultos do Centro Hospitalar, sem sensibilidade para nossa especificidade.  Assumimos ainda, o direito a uma posição critica relativamente às valências e objectivos que incorram no risco, de não serem enquadrados no plano nacional saúde materno-infantil, que agora sabemos existir ou ter existido (Ver críticas ao actual plano funcional e documento da Comissão Médica publicados neste Blog)-.O nosso grupo de trabalho procurará levar a discussão publica estas opiniões, eventualmente questionaveis nos seus fundamentos, mas queremos esclarecer e ser esclarecidos. 

Finalizando,publicamos a “Plataforma de princípios do Movimento de Defesa e Apoio ao HDE” definida quando da na nossa 1ª Reunião. Os objetivos aprovados e que constituem a plataforma de acção do actual grupo de trabalho são:-Levar à discussão interna e à discussão pública, o actual processo de eventual destruição/diluição do Hospital de D. Estefânia, considerando não só o seu indiscutível valor como Centro Materno-Infantil diferenciado (único no Sul do País), mas também a sua tradição como um dos primeiros Hospitais Europeus dedicados à criança (fundado em 1877 e integrado nos Hospitais Civis de Lisboa em 1913).-As acuais diretrizes oficiais baseadas no futuro Hospital de Todos os Santos, não devem ter por base critérios provavelmente conjunturais e econômicos (contenção de custos ou eventual rendimento imobiliário), devendo sim, garantir a existência de uma instituição dedicada prioritariamente aos interesses da criança.-Foi considerado imprescindível lutar pela existência de um espaço físico independente e diferenciado, com autonomia técnica e administrativa, englobando não só todas as valências existentes no atual HDE, mas complementando-as. -Não será aceitável a existência de mais um Serviço de Pediatria inserido num Hospital de adultos. Assim, foram consideradas duas hipóteses:
1. Apesar de ser criado o futuro Hospital de Todos os Santos, o actual espaço ocupado pelo Hospital de D. Estefânia assumirá completamente o seu papel de Hospital Pediátrico, de nível três, dedicado às crianças, melhorando ainda mais a sua diversificação e capacidade.
2. Integração no futuro Centro Hospitalar Oriental de Lisboa, no respeito do parecer da  anterior Comissão Médica do HDE, mas considerando que: o actual espaço físico do HDE deve manter-se ao serviço da Saúde Materno-Infantil, eventualmente como Hospital de Retaguarda, na recuperação da doença prolongada e crônica, e sempre que as condições sociais o recomendem. Nesse espaço poderão vir ainda a situar-se Instituições ligadas à criança; Associações ligadas às especialidades médico-cirúrgicas pediátricas; Associações de Pais; Liga de Amigos e organismos de defesa da criança, etc.Deverá preservar-se assim, o HDE como Centro integrado de referência de apoio à criança.

Assina Pedro Paulo Mendes