terça-feira, 31 de julho de 2007

RAQUEL: REPRESENTA AS CRIANÇAS DE PORTUGAL




- Raquel 10 anos - Não fechem o melhor Hospital de Portugal
rbala@sapo.pt
Aos que dizem que é preciso fechar este Hospital, com argumentos que antes deveriam ser antes um desafio para modifica-lo (em complementaridade ou não com o do futuro HTS) indaga-se :
Reservam à Raquel ( quem diz a Raquel , diz os meus e vossos filhos e os filhos dos nossos filhos) um espaço melhor do que este? Terão acesso as mesmas valências? Existirá uma escola para as crianças internadas? Como conjugar especialidades de Nefrologia e Neurologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia , Imunoalergologia, Gastroenterologia e outras Valências Pediatricas que implicam cuidados continuados e internamentos repetidos com um Serviço de Pediatria perdido em um Hospital Generalista com tempos de internamento restritos? Na analise orçamental que justificam as novas opções , contabilizou-se o valor incalculável poupado em numero de insuficientes renais, respiratórios e deficientes motores que estes Serviços possibilitam?
Que alternativa dar as crianças sem seguro de saúde como a pequena Jacinta no passado que a única porta que encontrou aberta foi a deste Hospital ? A rentabilidade dos novos espaços privados que julga-se terem o eventual ónus de substituir estes espaços , se comoverá com aquelas que não dando lucro, são contudo o futuro e este não é hipotecável ? Terão a consciência de que uma Medicina privada de qualidade só pode existir em complementaridade com Serviço Publico de Excelência ? Indagamos não só aos cirurgiões que exerceram no novo Hospital, mas igualmente os que exerceram nos privados, se caso sem a actual "rede" de apoio que constitui o serviço publico do Hospital D. Estefânia o que pretendem fazer quando de eventuais complicações cirúrgicas e da necessidade de reeintervenções que não se compadecem com exíguas camas de alta rotatividade e com famílias descapitalizadas..? Existirá uma unidade de queimados dedicada a pediatria ou pretendem um Serviço generalista sem as particularidades necessárias?
Finalmente o paradoxo máximo :- Que Hospital com numero restrito de camas e de alta rotatividade com "Cirurgia avançada e de Ponta" poderá existir sem o apoio e "drenagem" de Serviços e profissionais especializados dedicados as diversas áreas ? :
-Sem um Serviço de Nefro-urologia pediatrica nunca poderá existir uma Cirurgia Urologica Pediatrica de referência e quem diz Urologia- Cirurgia Urológica dirá Neurologia-Neurocirurgia, Gastroenterologia-Transplantes hepáticos, etc..... È um dedução simples e óbvia, mas que parecem ignorar.... mas de que antecipamos os resultados:
Dentro de 20 anos Portugal enviará algumas algumas de suas crianças para Hospitais dedicados a Pediatria nos Estados Unidos, Grã Bretanha, França e ou mais provavelmente na nossa vizinha Espanha, para realizarem cirurgias especializadas nos Hospitais dedicados a Pediatria destes países pois perdeu-se a capacitação tecnica e humana para realiza-lo.
Afirmamos assim claramente que as 70 camas que propõe no futuro HTS è um logro e que na verdade deixará de existir "Cirurgia de Ponta em Pediatria " na Zona Sul (e pelo andar em todo Portugal.......)
Ao contrário de Portugal estes países preservam os seus Hospitais Pediatricos e o seu Património, melhorando o que esta mal ao invés de o justificar para destrui-lo!

Oxalá o email da Raquel tenha ecos. Oxalá estes ecos sejam fortes para vencer inercias. Oxalá cheguem aos ouvidos e tire algum sono daqueles que para alem de poder de decisão tenham também lucidez e capacidade para reequacionarem o futuro.

sábado, 28 de julho de 2007

Em defesa dos Hospitais Pediatricos dedicados - Um testemunho vivo


O testemunho de Sara, emblemático, fala por si da necessidade dos Hospitais dedicados a Pediatria. Porque dilui-lo em um Hospital generalista ? Qual justificação ? As justificações estão fundamentadas ?

Sara disse...Passei muitas horas com a minha filha no HDE. Antes disso, já a minha irmã tinha passado muitos dias nesse hospital, quando criança, há mais de 20 anos.Em todas as situações, sente-se que as pessoas que lá trabalham estão especialmente sensibilizadas para falar, quer com as crianças, quer com os seus pais, de uma forma diferente da que se assiste nos hospitais "generalistas". Há uma cultura da criança como centro da questão. E isso é fundamental quer para o tratamento da criança em si, que confia no seu interlocutor, quer para a estabilidade da natural ansiedade dos pais, vector não menos importante para todo o processo de cura dos filhos.
Aplaudo a iniciativa de divulgar esta situação e adiro ao protesto!
8 de Junho de 2007.

sexta-feira, 20 de julho de 2007

O problema é nacional ....As crianças não votam .

A desorçamentação dos Hospitais Pediátricos tem sido o "meio" que os diversos Ministérios, das mais variadas cores politicas, tem utilizado para tentar desmotivar as administrações dos Hospitais Pediátricos, levando-as a capitulação.
Aqui testemunhamos a luta heróica da Associação Maria Pia.
Um exemplo a seguirmos?


Governo não dá verbas ( Artigo de Jornal de Noticias do Porto )"Era uma das minhas primeiras preocupações quando aqui cheguei", diz Maria Clara Gomes, presidente da direcção da instituição de solidariedade, com a mesma rapidez com que decide qual é o próximo "fogo" a apagar. Puxadores para os armários, pinturas nas paredes do internamento do hospital de dia, brinquedos para o Natal. A Liga é responsável por tudo o que de novo surge no hospital nos últimos 10 anos. Porque da Administração Central não chega o que quer que seja. "Todos os financiamentos que pedimos vieram para trás", conta Manuela Machado, presidente do Conselho de Administração do Maria Pia.

É caso para indagar da coerência das politicas de defesa da natalidade e como conciliar com esta a destruição dos Hospitais dedicados a Pediatria.

Contradições ?

Indagamos se serão consentâneas as politicas de encerramento dos Hospitais Pediatricos e as politicas de incentivo da natalidade ?

"Natalidade: Novo pacote deverá entrar em vigor em Setembro
O novo pacote de medidas de apoio à família e à natalidade, que aumenta o abono de família e cria uma nova prestação de apoio à gravidez, terá efeitos retroactivos e deverá estar em vigor em Setembro, anunciou hoje o Governo. "

Consideramos que não ! Provem ao contrário...

domingo, 15 de julho de 2007

Quando o Hospital comemora 130 anos - A informação que temos direito sobre o futuro do Hospital!

Quinta-feira, 21 de Junho de 2007

Este é nosso presente ! Um Hospital dedicado a criança! Será verdade que o "futuro " resume-se à 60 camas "perdidas" em um Hospital Generalista?


Acima está um organograma deste Hospital. Indagamos se o planeado ou em estudo para o futuro Hospital contempla as mesmas complexidades e interligações todas elas obrigatórias num Hospital Terciario dedicado a especificidade materno-infantil, pedra basilar de qualquer Sistema de Saúde moderno ( ou retrocederemos séculos na nossa história?)
Publicada por FORUM HDE em 5:29

1 comentários:
Anónimo disse...
Meus amigos, muito prezo o HDE. Cresci com ele e cresci nele. Mas atenção... se o quizermos manter como tal temos que perceber o porquê de tantas mudanças, e a própria tentativa de aniquilamento. As Mafias, isto é as alianças empedernidas que se estabeleceram ao longo destes 130 anos, com cargos hereditários tal como num regime feudal, são a verdadeira causa porque o ministro Correia de Campos quer dissolver esta Instituição. Se queremos a manutenção do HDE temos que repensar os nossos comportamentos e atitudes. Se não então é porque os nossos interesses não têm dignidade. Então não somos dignos de nos armar-mos em salvadores da finalidade para que esta Instituição foi criada. Igualdade de tratamento e atendimento para todos.
21 de Junho de 2007 15:48
Enviar um comentário

O que dizem os Dinamarqueses sobre a pulverização da Pediatria em Hospitais Generalistas....



" Hoje existem 19 departamentos de pediatria na Dinamarca. A maior parte dos departamentos de pediatria estão localizados em edifícios obsoletos. A Centralização em um Hospital Pediátrico possibilita a criação de um ambiente e de um grupo profissional com conhecimento sobre as necessidades da criança, competência quer nas patologias elementares mas igualmente nas altamente complexas e ultra especializadas, com possibilidade de investigação na patologia pediatrica criando condições de transformar-se em um centro de excelência nacional e internacional quer na area de de pesquisa quer na implementação de novas directivas"
andersen@rh.hosp.dk Abril de 2006, PMID16640976

Nós em Portugal ao contrário, contando com o capital acumulado de 130 anos de um Hospital dedicado a pediatria, centro de referência na Zona Sul e ponte necessária para relações e desenvolvimento com todas as culturas de língua portuguesa deixamos que tal capital de valor incalculável seja eventualmente hipotecado e destruído, sem qualquer fundamentação publica ou publicada.
Na comemoração dos 130 Anos deste Hospital digamos sim a sua melhoria, a uma gestão unificada e eficaz de recursos , mas digamos :
Não permitiremos a destruição do Hospital D. Estefânia dedicado a Pediatria !

segunda-feira, 9 de julho de 2007

Texto de opinião enviado pelo Professor António Gentil Martins

Caros Amigos:
A primeira coisa a saber ( e penso que todos temos esse indiscutível direito ) é conhecer o que se projecta para o apoio às crianças do Sul do País e nomeadamente em Lisboa, sobretudo no respeitante aos cuidados de saúde, necessariamente diferenciados. Sem esse conhecimento qualquer posição perde grande parte da sua validade.
Defendemos a existência de uma Unidade Hospitalar diferenciada e polivalente, autónoma, preferencialmente Materno-Infantil, e, se possível, integrada no conjunto de uma “Cidade Sanitária”, dando assistência a grávidas, Recém Nascidos, Crianças e Adolescentes ( até aos 18 anos, com definiu a EU… ).
O actual Hospital de D. Estefânia deve, pelo menos, manter-se ligado à Pediatria, e sem se esquecer ( para além do que levou no Século XIX à sua criação), que a sua Capela é monumento nacional registado!
Tendo trabalhado nos HCL desde 1954 e no HDE desde 1960 ( 40 anos ) terei o maior prazer em participar activamente no debate que se torna indispensável, antes que se possam cometer eventuais erros, depois difíceis ou mesmo impossíveis de corrigir.
O Hospital de D. Estefânia deve ser sempre um Centro de Referência, polivalente, para, pelo menos, o sul do País, aproveitando e utilizando correctamente as novas tecnologias da Informação, que não são apenas para o futuro, mas deviam já ser do presente, permitindo inclusivamente uma colaboração activa, Nacional e mesmo Internacional...

António Gentil Martins.
Ex - Director do Departamento de Cirurgia do HDE e Ex - Professor Associado Convidado da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa, para a área da Cirurgia Pediátrica.

Caro Professor Dr. António Gentil Martins:

Cumprimentos cordiais,

Agradecemos o envio da sua comunicação para este espaço de discussão. Este agradecimento deriva da plena consciência de que a sua dedicação a este Hospital , a Pediatria em Portugal e grande experiência acumulada, constituem um capital que nos honra e agradecemos querer compartilhar , o que virá em muito valorizar e prestigiar este espaço.

domingo, 8 de julho de 2007

Artigo do Publico -Ao contrário de nós.....alguns pensam que existem razoes para ter medo

Informamos aqui as opiniões daqueles que, consideram que "existem razões para ter medo"

"NO ESPAÇO PÚBLICO" DE SÁBADO ÚLTIMO, DIA 7 DE JULHO , O JORNALISTA , SÃO JOSÉ ALMEIDA ESCREVE A CRONICA : "UM SONO PROFUNDO"

DE REPENTE, ACORDAMOS E O PAIS É OUTRO O CLIMA DE MEDO E DELAÇÃO ESTÁ INSTALADO,,,,

A liberdade de opinião, de expressão de pensamento está a ser atacada em Portugal e o país assiste calado. Dormita. Vai dormindo.

Neste mesmo Jornal, outro colunista associa ( sem necessária relação de causa/ efeito) a morte de um individuo que contestou a regularidade de um acto eleitoral.

AO INFORMAR DESTES ARTIGOS, LIDOS CASUALMENTE, NÃO NOS MOVE QUALQUER RECEIO, MAS APENAS AGRADECER AOS COLEGAS O CUIDADO, AFINAL PODEM TER RAZÃO.

sexta-feira, 6 de julho de 2007

Como publicar um artigo de opinião neste Blog?



Qualquer pessoa pode propor um artigo de opinião para ser publicado no Blog, para tal basta que o envie para o email :- campanha.pelo.hde@gmail.com
As regras genéricas estão definidas nos "Estatutos do Fórum".